Montenegro confiante no “sucesso” da candidatura de Costa à liderança do Conselho Europeu
Primeiro-ministro diz que é possível um acordo esta segunda-feira sobre distribuição de cargos nas instituições europeias. Candidatura de Costa ao Conselho Europeu terá "sucesso", acredita.
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, perspetiva que será possível chegar a um acordo esta segunda-feira à noite relativamente à distribuição dos principais cargos nas instituições europeias, numa reunião informal de líderes que decorre em Bruxelas. Montenegro também acredita que a eventual candidatura do ex-primeiro-ministro António Costa a presidente do Conselho Europeu terá “sucesso”.
“A minha perspetiva é que será possível hoje [segunda-feira] darmos o primeiro passo e será possível no conselho formal, de 27 e 28, chegarmos a um entendimento final para tomarmos as decisões que temos de tomar no Conselho Europeu e, depois, apresentar as propostas que têm de ser votadas no Parlamento Europeu”, referiu, em declarações transmitidas pelo serviço audiovisual EBS+ da União Europeia.
O primeiro-ministro explicou que, em primeiro lugar, o foco é ter um primeiro entendimento sobre o “desenho” da distribuição dos lugares pelas famílias políticas dos principais cargos das instituições europeias. Só depois será preenchido por candidatos concretos.
Sobre a candidatura de António Costa a presidente do Conselho Europeu, Montenegro mostrou-se confiante de que terá sucesso e reiterou que, da parte do Governo português, haverá todo o empenho em “sustentá-la, apoiá-la e levá-la a bom porto”.
“A minha expectativa é que, se a família socialista europeia escolher António Costa como o candidato a ocupar um elevado cargo, que no caso poderá ser a presidência do Conselho Europeu, se essa candidatura for assumida pela família socialista, estou convencido de que ela terá sucesso“, sublinhou.
Apesar de reconhecer que foi durante muitos anos opositor de Costa, Luís Montenegro salientou que, do ponto de vista do processo de construção europeia, há uma “grande confluência” de posições entre o PSD e o PS.
“Também sabem que António Costa tem posições políticas que fazem com que, para além de ser português, nós possamos ter mais confiança nele do que num socialista alemão, espanhol, maltês ou dinamarquês, pelo menos dos que foram apresentados até agora como potenciais candidatos”, acrescentou.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Montenegro confiante no “sucesso” da candidatura de Costa à liderança do Conselho Europeu
{{ noCommentsLabel }}