BRANDS' CAPITAL VERDE “A sustentabilidade é um driver de competitividade no mercado global”
João Fonseca Santos, Head of European Investement Bank Group Office, explicou, em entrevista ao ECO, qual o papel do Banco Europeu de Investimento para o crescimento das empresas em Portugal.
O BCSD Portugal está a organizar a Conferência BCSD Portugal 2024, que se vai realizar já no próximo dia 3 de julho, na Cordoaria Nacional, em Lisboa. O evento, que terá como mote “Empresas com futuro: Como navegar para uma economia sustentável e justa?”, vai receber vários líderes empresariais e especialistas de diversos setores para o aprofundarem.
O tema de discussão abrangerá, ainda, a relação entre os drivers de sustentabilidade internos e externos e a economia regenerativa, a forma como as empresas que apostam na diversidade pode contribuir para uma economia competitiva, quais os desafios iminentes para as empresas e para o planeta e como desbloquear o financiamento e o poder das alianças para alcançar os objetivos.
Em entrevista ao ECO, João Fonseca Santos, Head of European Investement Bank Group Office in Portugal, partilha quais são as prioridades de financiamento para ajudar as empresas na sua jornada para a sustentabilidade e qual o papel do Banco Europeu de Investimento para contribuir para o crescimento empresarial em Portugal.
Qual o papel do EIB no crescimento das empresas em Portugal?O Banco Europeu de Investimento é conhecido por apoiar projetos de investimento das empresas nas áreas da transição verde e da inovação. Desenvolvemos, ao longo dos anos, um conjunto de soluções e instrumentos financeiros, que apoiam os diferentes ciclos de desenvolvimento das empresas. Começa no estágio inicial – com o apoio do Fundo Europeu de Investimento às startups-, passando pelas linhas que temos – intermediadas através dos bancos nacionais, para chegar às PME-, até ao financiamento direto – através do financiamento corporativo tradicional ou para apoiar as empresas ou projetos de maior dimensão. Todos estes segmentos são importantes para conseguirmos apoiar os objetivos ambiciosos da neutralidade carbónica e da transição para uma economia mais verde e mais sustentável.
Quais são as prioridades de financiamento para ajudar as empresas na jornada para a sustentabilidade?O Banco Europeu de Investimento tem objetivos estratégicos bem definidos para apoiar o crescimento sustentável, entre eles estão a ação climática e a sustentabilidade ambiental, em que nos comprometemos, através das nossas diversas políticas, a alinhar todas as nossas atividades com o Acordo de Paris e pôr a nossa atividade anual a apoiar projetos que contribuam para a ação climática e sustentabilidade ambiental, objetivo este que conseguimos alcançar já em 2022 e em 2023. Alguns exemplos são os projetos de energia renovável e de gestão sustentável dos recursos naturais, desde logo promovendo a autonomia energética da União Europeia.
Estão as empresas disponíveis para assumir o risco de investir em modelos de negócio mais sustentáveis?As empresas estão cada vez mais dispostas a investir em modelos de negócio mais sustentáveis por várias razões, desde logo porque a sustentabilidade é, e será cada vez mais, um driver de competitividade no mercado global e de acesso a financiamento no futuro. Por outro lado, quase 50% das reduções de emissões necessárias em 2050 dependem de tecnologias que se encontram na fase de protótipo ou de desenvolvimento, ou seja, que ainda não estão disponíveis no mercado. Nesse sentido, o Banco Europeu de Investimento tem um conjunto de instrumentos, seja financiamento a longo prazo, soluções de capital, de equity, ou garantias e assistência técnica, que permitem, em conjunto, contribuir para o chamado de-risking das operações, e apoiar os projetos mais inovadores, mesmo que sejam mais arriscados. Esta combinação de fatores cria um ambiente favorável para que as empresas invistam em prioridades ligadas à sustentabilidade.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“A sustentabilidade é um driver de competitividade no mercado global”
{{ noCommentsLabel }}