Autoridade da Concorrência dá “luz verde” à OPA da Bondalti em Espanha

Decisão foi tomada dois dias antes de a italiana Esseco avançar com uma contra-oferta para a aquisição da empresa química catalã, superior à da portuguesa Bondalti, colocando o negócio em risco.

A Autoridade da Concorrência em Portugal decidiu adotar uma “decisão de não oposição à operação de concentração” que pode vir a ser criada por uma eventual compra da espanhola Ercros por parte da química portuguesa Bondalti, detida pelo grupo José de Mello.

A deliberação, comunicada esta segunda-feira pelo organismo liderado por Nuno Cunha Rodrigues, foi tomada pelo conselho de administração a 27 de junho, justificando a “luz verde” ao potencial negócio por “não [ser] suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva no mercado nacional ou em parte substancial deste”.

Foi a 5 de março que a Bondalti lançou uma OPA sobre a Ercros, propondo pagar 3,6 euros por cada ação da empresa sedeada em Barcelona. Na altura, o preço representava um prémio de mais de 40% face à cotação de fecho no dia anterior. O presidente, João de Mello, dizia então que a oferta “representa uma proposta financeira muito atrativa para os atuais acionistas, assim como para a própria empresa”.

O Governo espanhol aprovou em 12 de junho a compra de 100% das ações da Ercros pela Bondalti, um dos passos para a concretização da OPA sobre o grupo industrial catalão, líder em Espanha na produção e venda de produtos químicos, que no ano passado faturou cerca de 750 milhões de euros e teve lucros de 27,5 milhões de euros.

Nota: Se está a aceder através das apps, carregue aqui para abrir o gráfico.

No entanto, no final da semana passada, a italiana Esseco avançou com uma contra-oferta de aquisição da Ercros, superior à da Bondalti, ameaçando desta forma a concretização do negócio. A oferta do grupo italiano (3,84 euros por ação) é 6,7% mais alta do que a da Bondalti Ibérica, subsidiária da empresa portuguesa, e fez disparar as ações na sexta-feira, com os investidores a anteciparem uma guerra de preços.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Autoridade da Concorrência dá “luz verde” à OPA da Bondalti em Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião