#26 O que fazias quando tinhas 16 anos? Yamal levou a Espanha à final
O ECO estabeleceu uma parceria com o jornal desportivo online Bola na Rede, para o acompanhamento do Euro 2024. O jornalista Diogo Reis é Enviado Especial à Alemanha e escreve uma crónica diária.
Muitos adeptos dirão que o futebol venceu no Espanha x França. Ao longo do Euro 2024, a Espanha foi apelidada como a equipa mais divertida de assistir e a França como uma das mais aborrecidas. Rótulos à parte, foi um belo jogo, especialmente a primeira parte. Kylian Mbappé entrou com uma grande assistência para Randal Kolo Muani e a França estava no contexto perfeito para as suas características: em crescimento, em vantagem no marcador e confortável contra uma Espanha em dificuldades. Lamine Yamal, menino de 16 anos, deu esperança. O golo foi magnífico, mas o momento foi fundamental e pode muito bem ter salvado a Espanha de um diferente desfecho. E menos feliz, digamos.
Os 4 Cantos do Espanha x França
Duelo de Titãs
No decurso do Euro 2024, observou-se grandes exibições de vários médios da França e da Espanha e, portanto, controlar esta zona poderia ser uma das prioridades dos dois treinadores. A Seleção de Didier Deschamps procurou condicionar a saída de bola da Espanha, com vigilância especial sobre Rodri e Fabián Ruiz (em certos momentos). Observou-se assim iniciativa dos defesas-centrais Nacho e Laporte na primeira fase de construção, com conduções a rasgar e criar soluções. Já no segundo tempo, Deschamps errou em substituições. Aos 62 minutos, tirou Kanté e Rabiot e perdeu força no meio-campo, especialmente na pressão e recuperação de bola. Arriscou por estar em desvantagem, mas do outro lado havia Rodri, Fabián Ruiz e Dani Olmo.
Nem em sonhos…
Quantos de nós já sonhámos em marcar golo e ajudar a nossa seleção a chegar à final de uma grande competição? Agora imaginem fazê-lo com 16 anos, com talvez o melhor golo de todo o torneio e contra a França. E claro, tornou-se no mais jovem de sempre a marcar em Europeus. Lamine Yamal deve ser um menino muito feliz. Adrian Rabiotdisse que se Yamal quisesse estar na final, teria de fazer algo especial. E fez. É também fundamental o timing do golo, pois chega numa fase em que a Espanha estava a arrastar-se e a entrar num contexto muito perigoso, frente a uma França a crescer e confortável. É claramente o momento mais importante da partida.
Kylian Mbappé não foi personagem principal
Kylian Mbappé é um jogador especial e tem tudo para ser o melhor do mundo. Foi oficializado pelo Real Madrid e havia muita expetativa em torno do craque francês para o Euro 2024. Resumidamente, não correspondeu. Há quem aponte ao problema do nariz e adaptação da máscara. Neste jogo frente à Espanha, era altura de se agigantar e até começou muito bem, com uma grande assistência para o 1-0 da França. Esteve melhor que em certos jogos passados, mas, com o desenrolar do jogo, também errou e teve nos pés alguns lances em que poderia ter feito melhor. Deve ser frustrante. Antoine Griezmann vai pelo mesmo caminho. É vice-capitão, uma das maiores estrelas da França e esteve longe do seu rendimento habitual.
E assim se faz história
A Espanha registou algo inédito: foi a primeira vez que uma seleção chegou às seis vitórias consecutivas num Campeonato da Europa. A Itália tinha feito 5 em 2021, tal como a Chéquia em 2004, os Países Baixos em 1992 e a França em 1984. Mais que isso nunca tinha sido feito. Já a França, dez anos depois, volta a perder numa fase final no tempo regulamentar e igualou a sua pior marca de golos de bola corrida num Europeu (1G; em 2024 e 2008).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
#26 O que fazias quando tinhas 16 anos? Yamal levou a Espanha à final
{{ noCommentsLabel }}