Fim de turnos na Mawdy gera resistência sindical

  • ECO Seguros
  • 14 Julho 2024

Mawdy é a unidade de assistência do Grupo Mapfre. Apresentou uma proposta de adenda contratual para que trabalhadores deixem de prestar serviços por turno. SINAPSA discorda das alterações.

A Mawdy, antiga Mapfre Assistencia, apresentou uma adenda contratual em consequência de um projeto para que os trabalhadores deixem de trabalhar por turnos.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Atividade Seguradora (STAS), com a adenda o suplemento de Isenção do Horário de Trabalho (IHT) substitui o regime de turnos (o que corresponde a um complemento salarial de 15% que é atualizado anualmente), passa a ser atribuído 5% a título de Margem Livre Não Absorvível e o pagamento de idioma, quando se aplica, é atribuído como Margem Livre Não Absorvível.

“Esta adenda foi disponibilizada, depois de a alteração remuneratória ter sido processada na retribuição de abril, sem o acordo dos trabalhadores”, anunciou o Sindicato dos Trabalhadores da Atividade Seguradora (STAS), que chegou a acordo com a empresa.

Por outro lado, o Sindicato Nacional dos Profissionais de Seguros e Afins (SINAPSA) exige que haja um acordo escrito com a empresa de forma a garantir que o montante pago a título do IHT pode ser retirado a qualquer momento de acordo com a lei. O sindicato não considera suficiente afirmando que “a política do Grupo Mapfre é a de não terminar a aplicação de IHT” para garantir que a alteração não resulta na diminuição retributiva efetiva”. Além disso, assinala que os trabalhadores ficam sujeitos à prestação de mais umas horas de trabalho por dia.

Já a Mawdy assinalou em resposta ao ECOseguros que estas alterações permitem aos trabalhadores fazer um maior equilíbrio com a vida pessoal e familiar.

Os serviços que eram prestados pelos colaboradores que deixaram de trabalhar por turnos “continuará a ser garantido pelos serviços da companhia com o suporte de um parceiro externo”, refere a Mawdy.

Segundo a empresa, a adenda abrange 28 colaboradores e apenas um colaborador não aderiu a esta modalidade que não é de aplicação obrigatória.

Importa referir que a Mawdy é a unidade de assistência do Grupo Mapfre. É especializada em soluções globais de assistência, de seguros de viagem, produtos no ramo de Proteção do Automóvel, entre outros.

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