Instituto Coordinates destaca 20 empresas e organizações líderes pelo seu contributo para o turismo em Espanha
A evolução do setor levou à criação de 95.224 novos postos de trabalho em 2023, reduzindo a taxa de emprego temporário para 8% e representando 17% do emprego total em Espanha.
Com mais de 85 milhões de turistas internacionais e mais de 108 mil milhões de euros de despesas no destino, a Espanha registou os melhores valores da série histórica, consolidando a sua posição como um dos destinos turísticos mais atrativos do mundo. A indústria do turismo contribuiu com 186.596 milhões de euros para a economia, representando 12,8% do PIB e sendo responsável por 70,8% do crescimento económico nacional.
Além disso, a evolução do setor levou à criação de 95.224 novos postos de trabalho em 2023, reduzindo a taxa de emprego temporário para 8% e representando 17% do emprego total em Espanha. Este crescimento foi reconhecido a nível mundial, posicionando a Espanha como a segunda potência turística mundial, de acordo com o Índice de Desenvolvimento de Viagens e Turismo 2024 do Fórum Económico Mundial.
Na sequência destes números recorde, a equipa de trabalho do Instituto Coordenadas de Governação e Economia Aplicada (Icgea) publicou uma nova análise na qual reconhece o trabalho de 20 empresas, organizações e entidades dos setores público e privado pela sua relevância e contribuição para toda a cadeia de valor do turismo.
Nas palavras de Jesús Sánchez Lambás, vice-presidente executivo do Icgea, “as políticas, estratégias e desenvolvimentos implementados por todas as referências do setor não só foram fundamentais para a recuperação do setor após a pandemia, como também para a sua transformação e projeção no exterior, consolidando o turismo como um dos pilares fundamentais do crescimento económico e do desenvolvimento sustentável de Espanha”.
EMPRESAS
Do setor público, o Instituto Coordenadas destaca o Ministério da Indústria e Turismo e o seu trabalho no desenvolvimento da Estratégia Espanhola de Turismo Sustentável 2030 para enfrentar os desafios do setor a médio e longo prazo e avançar para um turismo com maior valor acrescentado e qualidade; e Turespaña, que trabalha em estreita colaboração com o setor privado para manter a competitividade de Espanha como destino turístico. Por seu lado, inclui também a AENA, que fechou um ano recorde com receitas de 5.141,8 milhões de euros. Sob a liderança de Maurici Lucena, foi impulsionada a expansão e a modernização dos aeroportos, que são motores económicos pela sua geração de emprego de qualidade e por promoverem o desenvolvimento das indústrias relacionadas com o turismo.
Do ponto de vista do setor privado, existe a Amadeus, o grande fornecedor da indústria de viagens que opera em mais de 190 mercados a nível mundial e conta com uma equipa de mais de 18.000 funcionários de mais de 150 nacionalidades.
No setor hoteleiro, a Meliá Hotels International é uma das maiores empresas do mundo e o líder absoluto em Espanha. Gabriel Escarrer Jaume, à frente da empresa, tem sido um visionário na transformação e expansão do grupo. Entre os grandes grupos espanhóis encontra-se também o Grupo Barceló, que alcançou um volume de negócios recorde de 6.700 milhões no último exercício e está posicionado como uma das 10 marcas hoteleiras mais fortes do mundo.
Paralelamente, existem referências como o NH Hotel Group e a RIU Hotels & Resorts, que é a 33ª maior cadeia do mundo, a segunda em Espanha em termos de receitas e a quarta em termos de número de quartos. Também estão incluídos o Palladium Hotel Group e o Grupo Iberostar, que, com mais de 100 hotéis em vários destinos turísticos, é uma referência em práticas sustentáveis no setor hoteleiro.
No sector do lazer e entretenimento, o PortAventura World posiciona-se como o parque temático mais popular de Espanha e entre os TOP 20 a nível mundial, com mais de 5,5 milhões de visitantes em 2023. O resort, que emprega diretamente mais de 2.000 pessoas, reforçou as alianças estratégicas, expandindo a sua influência na indústria do entretenimento e do turismo.
Em termos de companhias aéreas, a Iberia e a Vueling são pilares fundamentais do setor do turismo em Espanha. Com a sua aposta no mercado internacional e de longo curso, a Iberia mantém a sua posição como a marca de companhia aérea mais valiosa do país e ocupa o 27º lugar no ranking mundial. A Vueling tornou-se uma das companhias aéreas com maior crescimento na Europa. A Globalia, que integra marcas como a Air Europa, Be Live Hotels e Halcón Viajes, e a Air Nostrum, a companhia aérea regional líder em Espanha e uma das mais importantes da Europa, com mais de 75.000 voos e transportando 5,2 milhões de passageiros anualmente.
Destaca-se também a eDreams ODIGEO, que inovou no setor com o seu primeiro produto de assinatura no setor das viagens, com mais de 5,8 milhões de membros. Uma das primeiras a adotar a IA, há mais de uma década, serve mais de 21 milhões de clientes em 44 mercados, trabalhando com quase 700 companhias aéreas. Como agência de viagens, a Viajes El Corte Inglés estabeleceu-se como uma das mais importantes em Espanha, com mais de 500 agências.
A lista é completada por algumas das principais organizações, incluindo a Exceltur, o Turismo de Espanha e a Confederação Espanhola de Agências de Viagens (CEAV), que promovem a digitalização, a modernização e a profissionalização do setor.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Instituto Coordinates destaca 20 empresas e organizações líderes pelo seu contributo para o turismo em Espanha
{{ noCommentsLabel }}