Seguradoras UNA estão de volta aos lucros
O grupo CTNY reviu a estratégia das companhias Vida e Não Vida, aumentou o capital das seguradoras, mudou preços e apetite ao risco e está de novo ambicioso.
As seguradoras UNA Vida e UNA Seguros voltaram aos lucros no ano passado após uma mudança de estratégia que produziu resultados. “O ano de 2022 ficou marcado por resultados adversos da Companhia Não Vida que, pela estrutura societária afetou diretamente a Companhia Vida, como seu acionista único”, comentou Nuno David, CEO das companhias, acrescentando que “em 2023 foram implementadas diversas medidas de alteração de “apetite ao risco” e de pricing que permitiram uma alteração significativa de resultados da Companhia Não Vida, ao mesmo tempo que mantivemos o objetivo de crescimento para 2023”.

A organização do grupo CTNY, de capitais chineses e com base em Espanha, conta com a SGPS portuguesa Benefits and Increases a controlar 100% do capital da UNA Vida que por sua vez detém 100% do capital da UNA seguros.
A companhia Vida melhorou os seus resultados líquidos em 2023 para 8 milhões de euros, depois de um prejuízo de 458,8 mil euros no ano anterior. A produção diminuiu 107,3 milhões de euros para 73,6 milhões devido à descontinuação de um seguro de capitalização Rendimento Fixo comercializado em 2022. A distribuição da produção fixou-se em 80% nos produtos financeiros, 16% ao Risco e Rendas Automóvel e 4% em produtos Reforma.
Também a margem de solvência da UNA Vida melhorou de 118,5% no final de 2022 para 178,9% a 31 de dezembro de 2023, crescimento influenciado pelo aumento de capital de 20 milhões de euros efetuado em abril em 2023 permitindo igualmente que o ativo atingisse 54,6 milhões de euros, no final do ano passado, contra 30 milhões em 2022.
“Temos margens de solvência confortáveis em ambas companhias” afirma Nuno David. De facto, também na UNA seguros se verificou um aumento significativo da margem de solvência, passando de 98% no final de 2022 para 167,9% a 31 de dezembro de 2023. Mas, acrescenta o CEO, “sabemos que o forte crescimento da atividade Não Vida da Companhia conduzirá a um novo aumento de capital”.
Forte aposta na UNA Seguros
Pelo seu lado, a UNA seguros iniciou um processo de recuperação que passou, segundo o relatório da companhia, pelo reforço das “competências técnicas internas e a revisão de tarifas, com modificações importantes nas políticas de preços” ao mesmo tempo reforçou “a internalização da gestão de sinistros, iniciada em 2022, com a aquisição de competências próprias para o efeito”.
Assim, a Una Seguros alcançou em 2023, um lucro líquido de 391,7 mil euros, o quando tinha fechado o ano anterior com um resultado líquido negativo de 15,6 milhões de euros.
A Companhia salienta que efetuou uma análise profunda da carteira, elevou os critérios ao nível da subscrição, ajustou tarifas e reviu a política de descontos, o que “conduziu a uma recuperação mais rápida e consistente”.
Em prémios vendidos, a Una Seguros em 2023 atingiu um volume de negócios de 75 Milhões de euros, um crescimento de 12,7% em relação a 2022. Esse crescimento foi mais visível nos segmentos Automóvel (+23,2%), Acidentes e Doença (+7,7%), e Saúde Grupo, que subiu 12,8%. A distribuição da produção pelos diferentes ramos fixou-se em 50% nos ramos Acidentes e Doença, 35% em Automóvel e 14,5% ao Incêndio e Multirriscos.
Nuno David define as prioridades da UNA no próximo triénio: “Desenvolvimento rápido dos ramos Não Vida, bem como, dos produtos Vida Risco, focalizando o crescimento da Companhia na Rede de Agentes”. Lembra que recentemente a UNA lançou o Portal U – o portal do Agente – e que tem investido na abertura de diversas lojas UNA de norte a sul do país. “Ainda neste mês abrimos na Guarda, Bombarral e Alcoentre, e acreditamos que vamos antecipar o nosso objetivo das 100 lojas antes do final de 2025, para meados do próximo ano”, conclui.
Destaque ainda para a redução de prazos de cobrança que estavam muito dilatados em 2022. Segundo a administração deu-se uma redução de 8 para 4 dias no caso da UNA Vida e de 64 para 19 dias na UNA seguros, melhorando substancialmente a gestão de tesouraria das seguradoras.
A administração da UNA lembra que as companhias foram vítimas de ciberataque em 2023 e refere o reforço já concretizado do seu investimento em cibersegurança e da área tecnológica em geral. “Vai muito mais além do sistema core e do Portal, passando pela introdução de IA nos nossos processos, onde já temos algumas soluções na área de sinistros”, conclui a administração.
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