Empresas do setor automóvel apostam na requalificação para suprir falta de mãos

Empresas do setor automóvel tenham visto mão de obra escassear, tendo por isso apostado na requalificação de trabalhadores. Em setembro, arranca curso para pintores de automóveis.

Vem aí um novo programa com vista a requalificar os trabalhadores do setor automóvel. Numa altura em que escasseiam os pintores de automóveis, as empresas do setor decidiram juntar-se ao programa Pro_Mov para criar um novo laboratório para formar profissionais, incluindo nessa área. Arrancará em setembro, na região do Grande Porto.

“O programa de requalificação profissional Pro_Mov vai estrear em setembro o Laboratório Automóvel. A criação deste laboratório surge da necessidade identificada pelas empresas em encontrar pintores de automóveis, com as competências profissionais necessárias para responder às exigências do mercado, relacionadas com qualidade do trabalho no setor, com as especificações técnicas definidas pelos fabricantes e com as regras de segurança e de proteção ambiental”, foi anunciado esta terça-feira, num comunicado.

Este laboratório vai contar com a participação do Grupo JAP, em parceria com a NORS, a Salvador Caetano e o Grupo Barraqueiro.

Assim, além da vertente teórica, os candidatos vão também realizar formações práticas em contexto de trabalho nessas empresas envolvidas, “aumentando assim a possibilidade de uma entrada mais rápida no mercado de trabalho”.

De notar que o programa Pro_Mov já tem promovido laboratórios noutros setores de atividade, sendo que, à semelhança destes, aquele que arrancará em setembro terá o seu currículo formativo desenhado não apenas pelas empresas parceiras, mas também pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

“O objetivo é garantir que os candidatos obtêm uma formação alinhada com as necessidades do mercado de trabalho, num setor tão carenciado de profissionais qualificados”, sublinha fonte do Pro_Mov.

No caso do setor automóvel, a formação para pintor de veículos automóveis é a primeira a ser dinamizada, mas já está previsto que, numa segunda fase, sejam criados outros cursos nas áreas de reparação de carroçarias, eletromecânica, mecatrónica e outras, garantindo uma oferta formativa mais abrangente.

Para já, os interessados no laboratório que arranca em setembro podem avançar com a respetiva candidatura pela via digital.

O Pro_Mov é um programa nacional de requalificação que se insere na iniciativa europeia Reskilling 4 Employment, que foi criada pelo European Roundtable for Industry, um fórum de alto nível que junta cerca de 60 CEO e presidentes de empresas, entre as quais Sonae, Nestlé e SAP. O objetivo dessa iniciativa é requalificar um milhão de europeus até 2025.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresas do setor automóvel apostam na requalificação para suprir falta de mãos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião