EDP avança com a reconversão da central a carvão de Aboño para a produção de hidrogénio verde
Depois de ter recebido 78 milhões de euros do Governo espanhol, em julho, a EDP vai dar início ao processo de reconversão da central térmica de Aboño que dará lugar ao Asturias H2 Valley.
A EDP já arrancou com a reconversão da central a carvão em Aboño, perto de Gijón (Astúrias), numa central de produção de hidrogénio verde. De acordo com a notícia avançada pelo Cínco Dias, esta segunda-feira, a concretização do Asturias H2 Valley vai contar com uma ajuda de 78 milhões de euros do Governo espanhol que foram aprovados no passado dia 9 de julho, em sede de Conselho de Ministros.
Com a reconversão desta infraestrutura, que durante quase 50 anos garantiu a estabilidade do abastecimento elétrico à indústria asturiana, a EDP espera instalar 150 megawatts (MW) de eletrolisadores até 2026 que irão produzir hidrogénio verde a uma cimenteira e a várias siderurgias situadas a cerca de três quilómetros, bem como ao centro industrial de Avilés, escreve o jornal espanhol.
Recorde-se que a reconversão desta central já tinha sido considerada pela Comissão Europeia como um Projeto Importante de Interesse Europeu Comum (IPCEI), sendo o único na Europa que já dispõe de uma Autorização Ambiental Integrada (AIA). Os 78 milhões de euros juntam-se aos 48 milhões de euros que a EDP já tinha obtido através do Programa Energias Renováveis de Espanha e ainda ao apoio de 18 milhões de euros do Fundo de Inovação da União Europeia.
Além do projeto nas Astúrias, a energética portuguesa tem de momento no seu portefólio o projeto GreenH2Atlantic de 100 megawatts, em Sines e, em Espanha, o projeto Green H2 Los Barrios de 130 MW.
Até 2030, a EDP pretende atingir uma capacidade de 1,5 gigawatts de hidrogénio verde e, de acordo com um levantamento de março deste ano, conta com projetos de mais de 500 megawatts em estágio avançado de desenvolvimento. A EDP Brasil produziu a primeira molécula de hidrogénio verde do grupo em dezembro de 2022, e tem servido como piloto, para apurar questões técnicas e da cadeia de fornecimento.
Em Portugal, os projetos estão numa fase inicial e têm um horizonte de execução de médio prazo, indicou o CEO da EDP Renováveis na Europa e América Latina, Duarte Bello, numa entrevista recente ao ECO/Capital Verde.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EDP avança com a reconversão da central a carvão de Aboño para a produção de hidrogénio verde
{{ noCommentsLabel }}