Reclamações no seguro automóvel: CA Seguros a melhor, Mudum a pior

  • ECO Seguros
  • 21 Agosto 2024

O ramo automóvel foi o que mais queixas de segurados fez chegar ao supervisor de seguros ASF, que deu razão a 40% das reclamações. Veja o ranking das 15 companhias analisadas.

A CA Seguros foi a seguradora do ramo automóvel que menos gerou queixas dos seus clientes à ASF, entidade supervisora do setor, durante o ano passado. O recém-publicado Relatório de Regulação e Supervisão da Conduta de Mercado 2023 estabelece um ranking das seguradoras segundo a proporção de queixas recebidas pelo número de apólices do ramo automóvel ativas, em média, durante o ano de 2023.

No que diz respeito ao seguro automóvel, a ASF recebeu 1,01 reclamações por cada 1.000 veículos seguros, relacionando as 9.682 reclamações geradas pelos 9,6 milhões de veículos seguros em média anual durante 2023. Em 2022 aquele indicador foi praticamente idêntico: 1,02 reclamações por 1.000 veículos seguros.

O ramo automóvel foi o que mais gerou reclamações entre as mais de 25 mil recebidas pela ASF no ano passado em todos os ramos, tendo os reclamantes deste ramo obtido 40% de decisões favoráveis nas suas pretensões. Questões de Sinistros foram o motivo que maior conflitualidade criou entre clientes e seguradoras.

Grandes companhias bem colocadas

Além da CA Seguros, que liderou o ranking das seguradoras automóvel menos reclamadas, com 26 queixas para 213 mil apólices em média anual — 0,12, no rácio ASF -, também as grandes companhias estão no top das menos problemáticas. A Fidelidade obteve 0,33, a Generali Tranquilidade 0,35 e a Liberty 0,44. Nota que a integração da Liberty na Generali Tranqulidade reforça a liderança desta última em número de apólices para 3,23 milhões, ou seja, nesta altura cerca de um em cada três veículos em Portugal têm seguro Generali Tranquilidade.

O ranking elaborado pela ASF é o seguinte:

Seguindo no ranking, seguem-se Lusitania (0,77 de valor de rácio), Caravela (0,86), Mapfre Seguros Gerais (0,97) e Victoria (0,98).

Com a média em 1,01 reclamações por cada mil veículos seguros, o ranking prossegue com a Ok Seguros! (1,10), Allianz (1,21), Mapfre Santander (1,23) e UNA Seguros (1,84).

Duas seguradoras com uma carteira volumosa no ramo automóvel estão na parte inferior da tabela. A Ageas Seguros teve, em média, mais um milhão de apólices neste ramo e, com 2.746 reclamações, obteve um rácio de 2,60. Também a Zurich que segurou em 2023 859 mil veículos, registou um rácio de 2,98.

A Mudum foi a mais penalizada neste rácio com 259 queixas em 77 mil seguros ativos, destacando-se ainda a Euro Insurance DAC, uma companhia estrangeira ligada à financeira LeasePlan que agora, após a fusão com a ALD Automotive, se tornou a Ayvens. Na sequência desta operação, a companhia passou – já em 2024 – a ser designada Ayvens Insurance.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Reclamações no seguro automóvel: CA Seguros a melhor, Mudum a pior

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião