Parceira da Galp nas baterias vai despedir 1.600 funcionários

A Northvolt, parceira da Galp num projeto de lítio em Portugal, despede 1600 funcionários na Suécia, suspende planos de expansão e foca-se em acelerar a produção para clientes automóveis.

A empresa de baterias sueca Northvolt, que é parceira da Galp num projeto de refinação de lítio em Portugal que está projetado para 2028, vai despedir 1600 funcionários que tem na Suécia, noticia a agência Reuters.

A maioria dos empregos que vão ser suprimidos dizem respeito à fábrica Northvolt Ett, que a empresa detém em Skelleftea — aqui vão ser cortados 1000 empregos.

A empresa, citada pela Reuters, afirma que irá suspender os planos para a expansão da Northvolt Ett. O objetivo é focar os seus recursos em acelerar a produção de células de bateria na unidade, priorizando os compromissos que tem para já com os clientes do setor automóvel.

A Northvolt, segundo o Financial Times, já levantou mais capital que qualquer outro grupo privado na Europa, um total que supera os 15 mil milhões de dólares. No entanto, está agora com dificuldades em angariar fundos para aumentar a produção de uma gigafábrica em Skelleftea, estando a diminuir a escala e a cortar empregos.

Na segunda-feira passada, o Governo sueco afirmou que não pretende adquirir uma participação no fabricante de baterias Northvolt, adensando o nervosismo relativamente ao futuro da empresa.

Em Portugal, o nome Northvolt tornou-se mais badalado a partir do momento que esta empresa se apresentou como parceira da Galp para a instalação de uma refinaria de lítio em Setúbal. A previsão é a de que esta refinaria entre em operação em 2028, tal como o ECO avançou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Parceira da Galp nas baterias vai despedir 1.600 funcionários

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião