Cecília Meireles é a nova secretária-geral da ATIC

A Associação Técnica da Indústria de Cimento tem uma nova secretária-geral, Cecília Meireles. A ex-deputada do CDS vai substituir Marta Feio.

Depois de passar pelo Parlamento e pela Cerejeira Namora, Marinho Falcão, Cecília Meireles assumiu o cargo de secretária-geral da Associação Técnica da Indústria de Cimento (ATIC). A ex-deputada do CDS vai substituir Marta Feio, que assumiu recentemente funções como vogal do Conselho Diretivo da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA).

Neste novo desafio, Cecília Meireles terá como prioridades contribuir para a “execução de projetos dependentes do PRR” e para a “implementação do programa de descarbonização do setor”. Em comunicado, a ATIc considera este um objetivo “ambicioso” que coloca o setor numa posição de vanguarda relativamente ao cumprimento de metas nacionais e europeias, num esforço decidido pelas empresas cimenteiras em plena fase de transformação.

“A Indústria Cimenteira é fundamental para a economia local e nacional, emprega, direta e indiretamente, mais de 5.100 pessoas, e as suas exportações representaram 1,9 mil milhões de euros entre 2005 e 2021, contribuindo assim para o equilíbrio da Balança de Pagamentos. Neste período, a indústria procedeu a investimentos significativos – 224 milhões – em medidas de redução do impacto ambiental e em Investigação, Desenvolvimento e Inovação que se materializaram numa redução superior a 14% nas emissões específicas de CO2 por tonelada de cimento desde 1990”, referem

A ATIC explica ainda que, em março de 2021, foi adotado o Roteiro da Indústria Cimenteira para a Neutralidade Carbónica 2050 no qual estão explícitos o compromisso formal e o alinhamento com as metas de descarbonização e sustentabilidade nacionais estabelecidas no Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 do Governo Português, em consonância com os princípios do Pacto Ecológico Europeu.

Com uma carreira parlamentar de quase 20 anos, Cecília Meireles decidiu deixar a Assembleia da República, tendo regressado à advocacia em 2022, altura em que se juntou à Cerejeira Namora Marinho Falcão. Durante o período em que integrou a sociedade, Cecília Meireles liderou o escritório de Lisboa e a área de responsabilidade social corporativa, tendo sido mais tarde promovida a sócia da firma.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cecília Meireles é a nova secretária-geral da ATIC

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião