Lusófona paga 5,5 milhões por antiga galeria para construir politécnico em Gaia
No portefólio da ECS Capital desde 2013, o empreendimento "OneGaia" estava arrendado ao ISLA há quatro anos. Antes de ser convertido num hub de escritórios, espaço esteve fechado mais de uma década.
O Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia (ISLA), que pertence ao Grupo Lusófona, comprou à private equity ECS Capital a empresa detentora do OneGaia Offices & Galeria por 5,5 milhões de euros, segundo as informações recolhidas pelo ECO. A instituição de ensino superior vai utilizar o edifício, que já arrendava há quatro anos, para a expandir o campus no Norte do país.
Localizada na rua Diogo Macedo, a galeria de 13 mil metros quadrados, conhecida como “OneGaia”, só funcionou no início com um número escasso de lojas, mas esteve fechada durante mais de uma década. A ECS Capital explica ao ECO que “transformou a galeria comercial num hub de escritórios e serviços, que atraiu a instituição de ensino superior privado ISLA em 2020, para um contrato de arrendamento de longo prazo, criando um polo de ensino neste local”.
Depois de arrendar as instalações e após a realização de obras, o ISLA Gaia começou a utilizar os espaços a partir de janeiro de 2021. Fonte do Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia detalha ao ECO que “quando arrendou os dois primeiros pisos da galeria, todos os espaços estavam devolutos há muitos anos – e a maioria das frações não tinham sido sequer acabadas, encontrando-se em bruto”.
Fonte oficial da gestora de investimentos, liderada por Manuel Noronha Andrade, detalha que o “ativo encontrava-se no portefólio dos fundos geridos / assessorados pela ECS desde 2013, tendo integrado o portefólio adquirido pelo Hospitality Living Portugal em dezembro de 2022, no âmbito do denominado Projeto Crow“.
O Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia confirma ao ECO que a “31 de outubro, a Ensigaia/Cofac – (ISLA Gaia) adquiriu a totalidade das ações da empresa Flitptrel Bela Vista (Grupo Flitptrel Portugal / Fundo ECS), detentora do Edifício One Gaia, onde se encontra instalado o ISLA Gaia”, calculado que o valor global de aquisição da totalidade das ações da Bela Vista foi de 5,5 milhões de euros”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lusófona paga 5,5 milhões por antiga galeria para construir politécnico em Gaia
{{ noCommentsLabel }}