BRANDS' ECO SIBS vai à Web Summit mostrar o futuro dos pagamentos digitais

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  • 12 Novembro 2024

Em entrevista ao ECO, Madalena Cascais Tomé confirma que a empresa irá apresentar um projeto de interoperabilidade entre os sistemas de pagamento de Portugal, Espanha e Itália. Cimeira arranca hoje.

Será feita a primeira transação real entre o MB WAY e duas outras plataformas semelhantes de Espanha e Itália (Bizum e Bancomat) já esta semana durante a Web Summit Lisboa, que arranca esta segunda-feira. A inovação é do EuroPA encabeçado pela SIBS/MB WAY, que volta a ser Exclusive Cashless Partner do evento e que, desta forma, pode alcançar até 45 milhões de utilizadores dos três países. “É um grande progresso na visão da Europa para sistemas de pagamento mais digitais”, acredita Madalena Cascais Tomé.

A CEO do Grupo SIBS esteve esta manhã à conversa com o ECO em antecipação do que será a presença da fintech portuguesa na Web Summit, mas também para partilhar a sua visão sobre o futuro dos pagamentos na Europa. A cimeira tecnológica decorre no Parque das Nações até quinta-feira, dia 14.

Que importância tem esta parceria entre a SIBS e a Web Summit? Como é que se prepara um evento desta dimensão?

De facto, a SIBS é parceira da Web Summit desde a sua primeira edição em Lisboa. Para nós fazia todo o sentido, na medida em que estamos a falar do principal evento de tecnologia europeu, e sendo a SIBS uma empresa tecnológica, uma das principais empresas tecnológicas de base portuguesa/nacional, fazia sentido fazer esta associação desde a primeira hora. Desde a terceira edição somos o Exclusive Cashless Partner da Web Summit, asseguramos todas as transações financeiras que existem no evento e, obviamente, tudo o que está em redor.

Aliás, acho que uma parte importante da escolha de Lisboa como local para termos a Web Summit parte muito daquilo que são as infraestruturas tecnológicas que temos. Do ponto de vista de pagamentos, somos uma referência a nível europeu. É algo que se prepara com muita antecedência, o antes, o durante e, naturalmente, o após. Fazemos essa preparação toda com muita antecedência, e depois, durante o evento, temos também uma equipa destacada no local a fazer todo o apoio e monitorização. No ano passado, tivemos 85 mil transações no evento, 80% das quais de visitantes estrangeiros e de mais de 111 nacionalidades.

Vão ter presença física, através de um stand, no evento. Porque é que é importante estar presente?

Hoje, a SIBS é uma empresa que está presente em vários mercados à escala global, em mais de 25 mercados e, desde logo, na Europa. Faz todo o sentido que também estejamos presentes. Vamos ter uma agenda muito preenchida no nosso stand, para além da demonstração das nossas capacidades tecnológicas e das soluções que estão disponíveis. Vamos ter mais de 20 parceiros, não só nacionais, mas internacionais, e vamos querer estar a debater as nossas inovações e as perspetivas futuras no setor dos pagamentos. Sem dúvida que vai ser um momento muito importante para receber os nossos clientes, os nossos parceiros e para mostrar a nossa presença nos vários mercados onde estamos.

Há alguma coisa que nos possa antecipar em relação à agenda da SIBS na Web Summit?

Vamos lançar uma iniciativa muito inovadora e com grande visibilidade a nível europeu, que é a iniciativa de interoperabilidade entre três dos principais sistemas de pagamentos à escala europeia. O MB WAY foi a primeira solução de pagamentos digitais da Zona Euro, e é até à data de hoje a mais completa e uma das mais avançadas. Tem sido um case study a nível europeu. E o que vamos lançar é a interoperabilidade do MB WAY com duas outras soluções europeias, a Bizum, que está sobretudo em Espanha, e a Bancomat, que está sobretudo em Itália. Esta iniciativa tão pioneira vai permitir fazer transferências entre pessoas com estas três soluções, o que vai juntar potencialmente mais de 45 milhões de utilizadores a nível europeu. E isso, sem dúvida, é um grande progresso na visão da Europa para sistemas de pagamento mais digitais.

Madalena Cascais Tomé, CEO do grupo SIBS

Falando na interoperabilidade entre as três plataformas, em que ponto está este projeto hoje? Quando é que o serviço vai estar operacional?

Não deixa de ser muito reconhecido pela indústria o facto de termos assinado este acordo e termos lançado esta iniciativa no final do ano passado e, em menos de 12 meses, estarmos a fazer o que vamos fazer na Web Summit, que vão ser exatamente as primeiras transações em real life. E se pensarmos que numa transação de pagamento, para além das mensagens e da conectividade, é preciso de facto haver uma transferência efetiva de fundos e que essa transferência efetiva de fundos entre o utilizador do MB WAY e, por exemplo, o utilizador da Bancomat acontece em tempo real, acho que demonstra o grau de ambição que temos com esta iniciativa.

Ainda sobre a Europa, a SIBS vai apresentar o projeto euroPA – European Payments Alliance. Que projeto é este?

Como referi, o MB WAY foi pioneiro quando surgiu em 2015, mas nos últimos anos têm surgido várias iniciativas digitais no contexto europeu e, portanto, este projeto tem a visão de conseguir juntar estes diferentes sistemas europeus e conseguirmos fazer a interoperabilidade.

Este é um primeiro passo muito concreto menos de 12 meses depois de termos lançado a iniciativa. A partir de janeiro do próximo ano vamos ter a disseminação em produção para todos os utilizadores e para todas as instituições financeiras aderentes. Estamos a falar de mais de 180 instituições financeiras que são aderentes a estes três serviços. Mas neste ecossistema europeu tão vibrante e com tantas iniciativas, a nossa perspetiva é depois estender esta aliança a outras iniciativas. e tornar cada vez mais o MB WAY uma solução abrangente no contexto europeu.

Que papel tem o MB WAY?

Desde logo, o facto de estarmos a liderar esta iniciativa a partir de Portugal mostra bem o empenho e o perfil ativo que temos tido nesta iniciativa. Vamos, inclusivamente, ter no evento alguns dos nossos parceiros da EMPSA, a European Mobile Payments Alliance, e muitos deles vêm partilhar as suas experiências com o MB WAY.

Um outro aspeto que sublinho é que somos, para além da inovação e do número de funcionalidades que o MB WAY tem, muitas das soluções que implementámos, nomeadamente ao nível de segurança, são também uma referência a nível europeu.

A SIBS vai contar com a presença de perto de duas dezenas de parceiros durante a cimeira. Como é que a empresa olha para o futuro dos pagamentos na Europa?

Vamos mostrar todo o trabalho que estamos a fazer com muitas empresas portuguesas, integradoras tecnológicas, e que muitas vezes acabam por desenvolver as suas soluções baseadas nas soluções SIBS – e, nomeadamente, no MB WAY -, desenvolvendo novos casos de uso. Estes parceiros do SIBS Lab vão estar a apresentar algumas das suas soluções inovadoras e também, em conjunto com eles, queremos fazer este caminho de internacionalização.

Sobre o futuro dos pagamentos, é, sem dúvida, super entusiasmante estar na área de pagamentos e tecnologia porque há muita coisa a acontecer. A interoperabilidade é uma palavra-chave, porque o setor dos pagamentos na Europa é vibrante, há dezenas de iniciativas que estão a surgir e acreditamos que a forma mais fácil de tirar partido de toda esta inovação é através de colaboração.

Há também, cada vez mais, uma preocupação de soberania e, portanto, nós estamos inclusivamente no contexto desta iniciativa Europa a fazer uma migração tecnológica para também podermos suportar um modelo europeu de pagamentos instantâneos sobre conta-a-conta, no MB WAY. Queremos estar na linha da frente. E depois temos já em discussão o projeto do Euro Digital, que também irá marcar a agenda da Europa, pelo menos na discussão legislativa. Temos estado amplamente envolvidos no sentido de sermos uma referência a nível europeu e do MB WAY ser a solução que tem inspirado muito daquilo que é o desenho do Euro Digital, porque é a única que tem todas as funcionalidades e os casos de uso.

Web Summit é sinónimo de inovação. Entre as soluções que vão ter presentes na Web Summit, já fazem exportação de algumas destas tecnologias?

Hoje já temos até MULTIBANCO, com a própria marca MULTIBANCO, na Roménia, que é um dos mercados onde estamos presentes. Temos, de facto, levado a nossa tecnologia a mais de 25 mercados, que é usada diariamente por mais de 150 milhões de utilizadores nos quatro continentes: Europa, África, Ásia e Austrália. Tudo a partir de um mercado com 10 milhões de pessoas e de uma empresa de base portuguesa, num contexto e num setor que é um que é altamente dinâmico, competitivo e cujos principais atores são atores globais.

Assista à conversa na íntegra aqui:

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