“Baby Pelones” da Fundação Juegaterapia celebram 10 anos de acompanhamento de crianças com cancro
Os “Baby Pelones” celebram o seu décimo aniversário com um balanço de números e lançam uma campanha onde recolhem, num vídeo de testemunhos, felicitações de crianças com cancro e embaixadores famosos.
Durante dez anos, juntamente com outras colaborações de parceiros, entidades e empresas, permitiram que a Fundação Juegaterapia, uma organização que trabalha desde 2010 para cuidar de crianças em tratamento oncológico, inaugurasse 50 projetos de humanização em 23 hospitais e continuasse a acompanhar crianças em tratamento oncológico.
Graças à venda de “Baby Pelones”, foram também abertas seis bolsas de investigação em oncologia infantil. Desde a criação da primeira bolsa com o CNIO em 2016, foram financiadas investigações fundamentais, como a que visa o Sarcoma de Ewing com GEIS, cujo financiamento ascendeu a 200 000 euros graças à venda do Bebé Pelón de Elena Huelva, embaixadora e imagem desta boneca.
Os “Baby Pelones” nasceram como uma boneca solidária que representa um dos momentos mais difíceis do tratamento do cancro: a queda do cabelo. Tornou-se a boneca solidária mais vendida, atingindo mais de 2.000.000 de unidades nesta década, tornando-se um símbolo da luta contra o cancro infantil.
Fabricada pela empresa de brinquedos Arias, em Alicante, tem sido apoiada por embaixadores como Alejandro Sanz, Shakira, Manuel Carrasco, Laura Pausini e Sara Carbonero, que doaram a sua imagem de forma altruísta para promover a causa. E com o envolvimento da Disney, foi possível criar edições especiais com personagens dos seus filmes, como Princesas, Frozen e O Rei Leão. Com este apoio, a Fundação Juegaterapia lançou 36 modelos diferentes de Baby Pelones.
“Os Baby Pelones continuarão a ser o motor de novos projetos para que as crianças em tratamento oncológico possam continuar a desfrutar da sua infância. “Estas bonecas continuam a ser oferecidas às crianças em tratamento nos hospitais de todo o mundo, para lhes dizer, em voz baixa e com o seu delicioso aroma a baunilha, que nunca, nunca, nunca estarão sozinhas”, afirma Mónica Esteban, presidente da Fundação Juegaterapia.
Segundo Esteban, “os Baby Pelones tornaram-se um símbolo da luta contra o cancro, porque, graças aos nossos distribuidores solidários, são comprados para as crianças, mas também para animar aquele amigo cuja quimioterapia não está a correr bem ou aquele colega de trabalho a quem foi recentemente diagnosticado um cancro”. Com eles, há 10 anos que espalham a esperança e a ilusão nos hospitais de toda a Espanha.
Para Elena Morán, terapeuta lúdica da Fundação Juegaterapia, “os Baby Pelones têm um profundo impacto emocional e psicológico. Ver a sua realidade refletida num brinquedo ajuda as crianças a sentirem-se compreendidas e menos sozinhas. Além disso, brincar com estes bonecos permite-lhes exprimir as suas doenças e o seu sofrimento, libertar emoções e adaptar-se melhor à sua situação. Este processo oferece-lhes perspetivas novas e mais adaptativas, favorecendo um enfrentamento ótimo e resiliente da sua doença”.
María explica que, após a recaída da sua filha Alba, de 12 anos, “a queda do cabelo foi o momento mais difícil. Tivemos de retirar os espelhos que tínhamos em casa para que ela não se pudesse ver. Fui à Fundação Juegaterapia para a ajudar a ultrapassar os seus medos e complexos, e foi aí que criaram a figura do Bebé Pelones, a pensar nela. Estamos muito gratos à Juegaterapia por esta ajuda e apoio”.
A Fundação Juegaterapia trabalha para garantir que os espaços hospitalares pediátricos se preocupam com o bem-estar emocional das crianças em tratamento e das suas famílias. Projetos como cinemas, jardins, estações lunares e unidades de cor, entre outros, visam transformar os hospitais em locais mais amigáveis.
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