Montenegro afasta que IGF oculte documentos sobre o PRR
"Não me passa pela cabeça, sinceramente, que a IGF possa estar a ocultar qualquer documentação no que toca a ações de fiscalização de aplicação de dinheiros públicos", disse Montenegro.
A IL pediu esclarecimentos, esta quarta-feira, sobre a notícia do ECO em que Ministério Público acusava a Inspeção Geral de Finanças (IGF) de impedir o acesso a documentos fundamentais para avaliar se existem indícios de crime no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
“A informação que obtive foi a de que estávamos na presença de informação ou que não estava na posse da IGF ou que era de responsabilidade de ser dada por parte de outros organismos. Não me passa pela cabeça, sinceramente, que a IGF possa estar a ocultar qualquer documentação no que toca a ações de fiscalização de aplicação de dinheiros públicos, em particular de fundos europeus”, respondeu Montenegro.
Já sobre a reprogramação deste instrumento, o primeiro-ministro reiterou que o Governo está “a analisar e formatar uma reprogramação que visa não desaproveitar, não desperdiçar nenhum cêntimo” dos fundos europeus.
“Nós não vamos fazer outra coisa que não seja alocar recursos aos projetos cuja exequibilidade nos dá garantias de poder ser alcançada. Os que saírem desta reprogramação, não significa que vão sair das nossas prioridades, teremos de arranjar é outro instrumento de financiamento”, afirmou.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Montenegro afasta que IGF oculte documentos sobre o PRR
{{ noCommentsLabel }}