Capital de risco Explorer compra Biogerm da Maia e constrói novo laboratório de quatro milhões

Liderada por Diamantino Ribeiro, empresa de análises microbiológicas e químicas em alimentos, águas e solos entra no portefólio do fundo Explorer IV. Novo laboratório triplica capacidade.

Está fechada a oitava aquisição do fundo Explorer IV, que visa apoiar empresas com elevado potencial de crescimento e inovação. A sociedade de capital de risco comprou uma participação maioritária (60%) no capital da Biogerm, especializada em análises microbiológicas e químicas.

Fundada em 1994, com sede na Maia e instalações também em Santo Tirso e no Funchal, faturou 3,9 milhões de euros no ano passado, registando lucros de 307 mil euros. Emprega 50 pessoas e tem mais de 2.000 clientes em Portugal Continental e na Madeira. É apresentada como uma “referência” neste mercado, em particular no segmento de saúde pública, realizando análises em alimentos, águas, ar, ambiente e solos.

Além de reforçar o investimento em novas tecnologias, os novos donos prometem “acelerar o crescimento” da Biogerm com a construção de um novo laboratório de quatro milhões de euros que vai triplicar a capacidade de resposta, a “profissionalização das equipas de gestão”, a expansão para “novos mercados estratégicos” e a aquisição de outras operadoras neste ramo.

Futuro laboratório da maiata Biogerm.

“A entrada da Explorer Investments no capital da Biogerm SA representa uma oportunidade única para criar uma nova dinâmica, permitindo-nos alcançar uma nova dimensão e atingir um patamar superior no setor da saúde pública em Portugal. Estamos confiantes de que esta parceria será um marco importante na nossa trajetória de crescimento e inovação”, refere Diamantino Ribeiro, CEO da Biogerm.

Citado no mesmo comunicado, o partner da Explorer Investments, Pedro Coutinho, assume o objetivo de “reforçar a capacidade operacional da empresa, expandir a sua presença no mercado ibérico e otimizar os seus processos internos”. “Estamos entusiasmados por unir esforços com os acionistas fundadores, assegurando a continuidade da gestão e criando as condições necessárias para um crescimento sólido e sustentável”, acrescenta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Capital de risco Explorer compra Biogerm da Maia e constrói novo laboratório de quatro milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião