Exus compra parque solar em Portugal à Lightsource bp
O parque Cibele, localizado na freguesia de Alcoentre, no município da Azambuja, é de 130 MW. Lightsource bp, liderada em Portugal por Miguel Lobo, pretende investir noutros projetos de renováveis.
A empresa espanhola Exus Renewables adquiriu um parque solar em Portugal, pronto a construir, à Lightsource bp, que é maioritariamente detida pela BP e um dos principais operadores mundiais de ativos solares e de armazenamento de energia em grande escala.
A aquisição do parque Cibele, localizado na freguesia de Alcoentre (município da Azambuja), é de 130 megawatts (MW) e visa reforçar o portefólio europeu de energias renováveis da Exus, após a compra do parque eólico espanhol Cascante de 51 MW no início do ano passado.
A equipa da Exus em Portugal está atualmente a desenvolver 200 MW de ativos eólicos e solares, com 70 MW adicionais em construção e 130 MW já operacionais. “Esta aquisição marca um passo significativo na jornada da Exus para se tornar um produtor independente líder de energia global e melhora ainda mais o nosso portefólio de ativos de energia renovável na Europa”, afirmou Victor López, responsável de fusões e aquisições da Exus Renewables.
“O projeto permitir-nos-á continuar a tomar decisões de investimento inteligentes, ao mesmo tempo que cumprimos a nossa missão de criar um futuro mais verde e sustentável para todos. Transações deste tipo são uma demonstração clara de como as parcerias entre promotores e investidores em energias renováveis podem desempenhar um papel vital no avanço da transição energética”, referiu o gestor português Miguel Lobo, country head para Portugal da Lightsource bp.
O objetivo da Lightsource bp — que tem um portefólio de projetos, em diferentes fases de desenvolvimento, com capacidade superior a 2,5 GW — é alargar o alcance de investimento em mais projetos. “Muitos destes projetos estão em fase avançada de licenciamento e pretendemos iniciar a construção de alguns deles num futuro próximo. Portugal é um mercado prioritário para a Lightsource bp e uma chave para a expansão da empresa na Europa”, garantiu.
A assessorar este negócio no setor da energia esteve a sociedade de advogados Cuatrecasas, que ficou a cargo do apoio jurídico, enquanto Mott MacDonald atuou como consultor técnico. A Lightsource bp foi assessorada em questões financeiras pela Capcora, nas questões legais pela PLMJ e pala Enertis nos aspetos técnicos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Exus compra parque solar em Portugal à Lightsource bp
{{ noCommentsLabel }}