Portugal tem reservas de gás “totalmente” cheias. É o mais ‘prevenido’ na União Europeia

Portugal tem as reservas de gás preenchidas ao máximo, destacando-se como o único nesta situação a nível da União Europeia. Em média, os países da UE contam um nível de armazenamento de 69%.

Portugal destaca-se na União Europeia como o país com as reservas de gás mais preenchidas – é o único que indica um preenchimento total. Em média, os Estados-Membros contam com um nível de armazenamento de 69%.

Neste momento, o armazenamento subterrâneo encontra-se totalmente cheio”, afirma a REN, em resposta ao ECO/Capital Verde sobre o estado das reservas de gás do país. Este nível foi conseguido tendo em conta o “pleno cumprimento por parte dos comercializadores das respetivas obrigações de constituição de reservas de segurança”, tal como estão obrigados pela regulamentação europeia e pela legislação nacional.

"A expectativa é que em 2025 se continue a verificar um nível médio de enchimento elevado, eventualmente acima de 90%.”

REN

Fonte oficial

Ainda de acordo com a REN, o enchimento médio do armazenamento subterrâneo desde 2020 foi de 90,7%. E as perspetivas para este ano são igualmente positivas: “A expectativa é que em 2025 se continue a verificar um nível médio de enchimento elevado, eventualmente acima de 90%”. A energética avança esta estimativa otimista “tendo em conta que não se esperam alterações de contexto significativos para o funcionamento do mercado de gás na Península Ibérica”.

Consultando os dados da Gas Infrastructure Europe, a associação de operadores de infraestruturas de gás da União Europeia, verifica-se que, a 6 de janeiro, o bloco europeu registava um nível de armazenamento médio de 69,32%. Portugal é o único país na UE com níveis de armazenamento na ordem dos 100%. Seguem-se Espanha e Suécia, com níveis na ordem dos 80%. Os casos de armazenamento mais baixo verificam-se nos Países Baixos (53,51%), Croácia (54,45%) e França (56,38%).

No entanto, e apesar de o armazenamento da Alemanha estar “apenas” nos 76,8%, o gigante europeu apresenta mesmo as maiores reservas, com 193,2497 terawatts-hora (TWh) armazenados. Olhando aos terawatts, Portugal tem a terceira reserva mais pequena da Europa, ficando-se pelos 3,59 TWh.

A descida dos níveis de armazenamento foi recentemente motivo de preocupação, depois de, a 1 de janeiro, a Ucrânia ter interrompido uma rota de importação de gás russo que atravessava o país. “Devido a um trabalho de preparação e coordenação eficiente na região e além da mesma, não existem receios quanto à segurança de fornecimento“, lia-se numa nota de imprensa, partilhada na página da Direção-Geral de Energia da Comissão Europeia.

Na mesma nota, a Comissão deu conta que os níveis de armazenamento estavam nos 72%, ligeiramente acima da média para esta altura do ano, que se cifra nos 69% – exatamente em linha com os níveis a 6 de janeiro. Em paralelo, o executivo europeu sublinhou na altura que as infraestruturas de gás europeias foram “significativamente” reforçadas com a capacidade de importação de gás natural liquefeito, desde 2022.

Esta terça-feira, os preços do gás TTF (Title Transfer Facility), os contratos que servem de referência para a Europa, estavam nos 47,47 euros por megawatt-hora, de acordo com o site da ICE, abaixo do pico atingido no início de janeiro, que remetia para máximos de outubro de 2023. A redução da oferta e um inverno mais frio podem trazer aumentos, alertaram, na semana passada, os analistas consultados pelo ECO/Capital Verde.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal tem reservas de gás “totalmente” cheias. É o mais ‘prevenido’ na União Europeia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião