Montenegro insiste que é preciso preservar segurança para atrair investimento

O primeiro-ministro adiantou que Portugal está hoje numa situação de vantagem face a outros países, que deve aproveitar para atrair novo investimento.

O primeiro-ministro Luís Montenegro voltou a reforçar, esta segunda-feira, a importância de preservar a segurança de Portugal, para garantir a qualidade de vida das pessoas, mas também para favorecer a captação de investimento estrangeiro. Para o líder do Governo, é preciso ser “prudente e preventivo” para salvaguardar este “importante ativo económico”.

Se falamos insistentemente de preservar Portugal como um dos países mais seguros do mundo é a pensar nas pessoas, na dinâmica social, mas também na competitividade económica que podemos tirar em comparação com outras geografias“, destacou o primeiro-ministro, numa visita à fábrica da Amkor, em Vila do Conde.

Montenegro realçou que a segurança é um aspeto essencial para atrair investimento externo, destacando que “ser responsáveis, prudentes e preventivos é essencial para este domínio”.

O chefe do Executivo sublinhou ainda a boa situação em que o país se encontra, permitindo-lhe tirar partido da fragilidade de algumas economias.

Portugal apresenta hoje uma “estabilidade política e financeira” na Europa que é uma oportunidade para o país, depois de um ano que Montenegro chama de “transformação”, marcado por eleições, uma crise nas duas principais economias europeias, desafios geopolíticos e uma viragem na política americana.

“O Governo está empenhado em fazer de Portugal um exemplo de país que potencia o seu capital humano e fá-lo multiplicar a criação de riqueza através da ligação à inovação e capacidade de fazer melhor, estando na vanguarda e em produto diferenciados no mercado, para concorrer com outras geografias e contextos industriais cujos fatores de produção são mais favoráveis”, acrescentou.

“A segurança em Portugal como porto de abrigo ao investimento é um argumento cada vez mais forte”, comentou o ministro da Economia, Pedro Reis, que acompanhou Montenegro na visita à Amkor e também à Nelo. Pedro Reis referiu ainda que “a segurança, no sentido da previsibilidade política e económica e a segurança do país, posicionam Portugal muito bem”.

Reis referiu ainda que Portugal oferece essa “previsibilidade e estabilidade”, que oferece as condições necessárias para captar investimento estrangeiro. “Há muito investidor que quer ancorar investimento em Portugal”, reforçou, dando o exemplo da Amkor, que atua na área dos semicondutores, uma “área hipersensível a nível global”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Montenegro insiste que é preciso preservar segurança para atrair investimento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião