Mobi.E atribui instalação de 312 pontos de carregamento. EDP arrecada maioria
EDP Comercial, Wowplug, Ecoinside, Mota-Engil Renewing, Galp e Wenea foram os operadores que venceram o concurso.
A Mobi.E concluiu o concurso público para a instalação e operação de 312 pontos de carregamento no país. A EDP destacou-se, pois vai instalar e operar 190 pontos de carregamento público em 45 municípios, o que representa cerca de 60% dos pontos de carregamento a concurso.
Os contratos entre a Mobi.E os Operadores de Pontos de Carregamento (OPC), vencedores da primeira fase do concurso internacional “Ruas Elétricas”, foram assinados nas últimas semanas, pelo que está em curso a instalação de um total de 312 pontos de carregamento para veículos elétricos em 62 municípios portugueses, informa a Mobi.E num comunicado. EDP Comercial, Wowplug, Ecoinside, Mota-Engil Renewing, Galp e Wenea foram os operadores que venceram o concurso.
À EDP Comercial foram adjudicados 46 lotes num total de 95 postos de carregamento (190 pontos que podem carregar em simultâneo). À Wowplug foram atribuídos oito lotes (16 postos, o que corresponde a 32 pontos); à Ecoinside e à Mota-Engil Renewing quatro lotes cada (16 postos para cada Operador, o que equivale a 32 pontos); e à Galp e à Wenea dois lotes cada, estando responsáveis pela instalação de sete e seis postos respetivamente (que correspondem a 14 pontos para a Galp e 12 para a Wenea).
Os carregadores em causa têm a potência de 22 quilowatts (kW) e podem ser utilizados com qualquer cartão CEME (Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica) ou com outras aplicações de mobilidade elétrica. No total, irão ser acrescentados à rede Mobi.E 6.864 kW de potência disponível.
A iniciativa da Mobi.E, orçada em dois milhões de euros e cofinanciada pelo Fundo Ambiental, visa dotar de postos de carregamento zonas urbanas, especialmente ruas onde predominam edifícios de habitação ou comerciais sem parqueamento próprio.
Este é o terceiro concurso público lançado pela Mobi.E em que a EDP vence a concessão de rede elétrica, depois de em 2019 e 2020 já terem sido adjudicados à EDP mais de 420 pontos de carregamento, indica a empresa, numa nota própria sobre o assunto.
“Expandir a rede tem de continuar a ser uma prioridade para as empresas públicas e privadas envolvidas na mobilidade, garantindo uma cobertura abrangente e em todo o território”, considera Carlos Moreira, administrador da EDP Comercial com o pelouro da mobilidade, citado no mesmo comunicado.
EDP bate recordes no carregamento elétrico
Numa nota enviada pela EDP Comercial, a empresa aponta que, em 2024, o seu número de carregamentos atingiu o valor mais elevado de sempre, ultrapassando um milhão de sessões. A empresa conta já com um total de mais de 6.000 pontos de carregamento contratados, dos quais 3.400 em Portugal, com opções disponíveis em todos os distritos do país, e mais de 2700 em Espanha.
Em Portugal, as sessões de carregamento aproximaram-se de um milhão, o que representa um crescimento de cerca de 40% em comparação com 2023 e um aumento sustentado desde 2018. Estes carregamentos permitiram percorrer 140 milhões de quilómetros em Portugal apenas com eletricidade, o equivalente a dar 3500 voltas ao planeta Terra e sem as 20 mil toneladas de emissões de dióxido de carbono de um veículo a combustão em movimento.
Para este aumento na utilização da rede pública da EDP, contribuíram as novas parcerias com empresas com localizações estratégicas, como os mais de 650 pontos de carregamento que estão a ser instalados nos supermercados Aldi, os 180 pontos nos restaurantes Burger King, os 42 pontos nas lojas Decathlon e ainda os 60 pontos nas lojas Staples. A empresa reforçou também a oferta disponível nas principais autoestradas nacionais, com novos carregadores rápidos e super-rápidos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mobi.E atribui instalação de 312 pontos de carregamento. EDP arrecada maioria
{{ noCommentsLabel }}