EDP Renováveis aumenta produção em 6% em 2024. América do Norte representa 55%
A maior parte da produção de energia renovável da EDP Renováveis ocorreu na América do Norte (55%), enquanto a Europa representou mais de um terço (32%).
A EDP Renováveis (EDPR) registou um aumento de 6% na produção de energia no ano passado, comparativamente a 2023, informou esta terça-feira a subsidiária do grupo EDP num relatório publicado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
A produção de energia renovável da empresa, também liderada por Miguel Stilwell de Andrade, teve um crescimento para 36,6 Terawatts-hora (TWh), ligeiramente acima do intervalo entre 35 e 36 TWh que estava previsto na apresentação de resultados dos primeiros nove meses de 2023.
A maior parte da produção foi na América do Norte (55%), que se destacou após uma subida homóloga de 17% causada por “novas adições” e pela recuperação das condições de vento, enquanto a Europa representou mais de um terço (32%), mas caiu 1% devido a transações de rotação de ativos.
“Em termos de mix de tecnologias, 85% foi produção de energia eólica onshore, e a produção de energia solar aumentou de 8% em 2023 para 15% da produção em 2024, com a tecnologia solar a representar 74% do total das adições de capacidade em 2024. A produção de energia é líquida, não refletindo a atividade de gestão flexível da capacidade de armazenamento/baterias”, informa a EDPR.
Os dados operacionais previsionais de 2024, divulgados esta tarde, mostram também que a EDP Renováveis anexou um recorde de 3,8 gigawatts (GW) de capacidade renovável ano passado, em linha com a previsão até setembro, o que significou um acréscimo de 17% face a 2023.
A casa-mãe EDP viu a produção de eletricidade aumentar 2% em 2024, em relação ao ano anterior, com as energias renováveis a representarem quase o total, mais de 95%.
“A estratégia de investimento em energias renováveis, complementadas com tecnologias flexíveis como a bombagem hídrica, baterias e centrais a gás, assim como a forte redução da produção a carvão permitiu aumentar o peso de renováveis na produção de eletricidade da EDP a um forte ritmo face a 74% em 2022 e 87% em 2023, com um contributo decisivo para a transição energética”, esclareceu a elétrica, no mesmo documento enviado à CMVM.
As empresas pesaram nas vendas em Portugal e Espanha. No mercado ibérico, o volume de eletricidade comercializado recuou 9%, em termos homólogos, porque se registou uma queda dos volumes vendidos a clientes empresariais.
Notícia atualizada às 18h56
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EDP Renováveis aumenta produção em 6% em 2024. América do Norte representa 55%
{{ noCommentsLabel }}