⛽ Combustíveis vão aliviar para a semana. Gasóleo desce três cêntimos e gasolina um

A partir de segunda-feira, quando for abastecer, deverá pagar 1,657 euros por litro de gasóleo simples e 1,766 euros por litro de gasolina simples 95.

Os preços dos combustíveis vão aliviar na próxima semana. O gasóleo, o combustível mais utilizado em Portugal, deverá descer três cêntimos e a gasolina um, de acordo com os dados do ACP e confirmados ao ECO por fonte do mercado.

Quando for abastecer, deverá passar a pagar 1,657 euros por litro de gasóleo simples e 1,766 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas à segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Estes valores já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras e a revisão das medidas fiscais temporárias para ajudar a mitigar o aumento dos preços dos combustíveis.

Os preços podem ainda sofrer alterações para ter em conta o fecho das cotações do petróleo brent esta sexta-feira e o comportamento do mercado cambial. Mas também porque os preços finais resultam da média dos valores praticados por todas as gasolineiras. Além disso, os preços cobrados ao consumidor final podem variar consoante o posto de abastecimento.

Esta semana, o gasóleo subiu 4,7 cêntimos e a gasolina 2,6 cêntimos, um desempenho inferior às expectativas do mercado, que apontavam para uma subida de 5,5 cêntimos do diesel e de três cêntimos na gasolina, e que levaram o Executivo a admitir voltar a recorrer a um mecanismo de correção para, à semelhança do que aconteceu no pico inflacionista, mitigar o aumento dos preços.

A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, reiterou em Davos que o Governo está preparado para dar resposta a uma escalada dos valores. Se aí “chegarmos, estamos disponíveis para atuar de imediato”, disse em declarações citadas pelo Jornal de Negócios.

O preço do brent, que serve de referência para o mercado europeu, está esta sexta-feira a subir 0,49% para os 78,67 dólares por barril, mas caminha para a uma queda semanal de 3% depois de o Presidente dos EUA, Donald Trump, ter divulgado um plano abrangente para aumentar a produção dos EUA e ter exigido que a OPEP reduzisse os preços do petróleo. A partir de Davos, Trump travou a escalada de 9% nos preços do brent, verificada nas três semanas anteriores.

“Após uma semana no cargo, as várias ordens executivas de Trump não estão a perturbar o fornecimento de petróleo. A maior parte do que fez teve um foco interno”, disse Harry Tchilinguiran, chefe do grupo de research do Onyx Capital Group, citado pela Reuters. “Estávamos procurando pronunciamentos sobre tarifas, sobre o Irão, Venezuela e Rússia”, acrescentou.

O desempenho do mercado, o principal responsável pela subida dos preços dos combustíveis, está assim a aliviar a pressão sobre o Executivo para agir. Luís Montenegro disse que enquanto “os preços forem descendo, alternados com algumas subidas, o Governo vai manter a sua política sobre os combustíveis”, sublinhando que é necessário esperar para ver qual será a evolução dos preços nas próximas semanas.

“O Governo pode intervir através de um mecanismo de correção se, nas próximas cinco a dez semanas, o preço registar uma subida permanente”, garantiu o primeiro-ministro. “O Governo vai intervir com um mecanismo de correção, diminuindo o impacto, entre outras coisas, que o IVA tem sobre o preço. Quanto maior for o preço maior é a arrecadação de receita, nessa altura podemos usar o ISP para corrigir essa anomalia”, explicou. “Estamos disponíveis para isso”, acrescentou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

⛽ Combustíveis vão aliviar para a semana. Gasóleo desce três cêntimos e gasolina um

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião