STCP lança concurso de 13 milhões para comprar mais 30 autocarros elétricos e estação de carregamento

Com os novos veículos elétricos na frota, no segundo trimestre de 2026, a maior operadora rodoviária da Área Metropolitana do Porto passará a contar com 126 viaturas 100% livres de emissões.

A STCP – Sociedade de Transportes Coletivos do Porto lançou esta segunda-feira um concurso público internacional para a aquisição de mais 30 autocarros standard 100% elétricos e a instalação de uma estação de carregamento elétrico com 15 postos de carregamento duplos.

O investimento ascende a 12,9 milhões de euros, com a maior operadora rodoviária da Área Metropolitana do Porto a estimar que a introdução na frota destes autocarros elétricos com 12 metros e autonomia mínima de 320 quilómetros venham a acontecer no segundo trimestre do próximo ano.

Nessa altura, contabiliza em comunicado, a STCP passará a contar com um total de 126 viaturas 100% livre de emissões. Atualmente, a frota da transportadora liderada por Cristina Pimentel é composta por 446 veículos: 75% são movidos a gás natural, 15% são viaturas 100% elétricas e há ainda 10% que utilizam diesel.

Quanto à nova estação de carregamento, no valor de 900 mil euros, será instalada na estação de recolha da Via Norte, instalações a que ficarão alocadas também estas novas viaturas da frota. Os anúncios dos procedimentos já foram publicados no Jornal Oficial da União Europeia e no Diário da República, seguindo-se a publicação na Plataforma Vortal.

“A STCP está comprometida em liderar a transição para um transporte público mais sustentável e eficiente. O lançamento deste concurso (…) representa mais um passo concreto no nosso compromisso com a mobilidade limpa, em benefício da qualidade de vida dos nossos passageiros e das populações dos concelhos nos quais operamos”, refere, citada na mesma nota, a presidente do conselho de administração da STCP, Cristina Pimentel.

Cristina Pimentel, presidente da STCP

Este novo concurso é lançado numa altura em que a Mota-Engil Renewing está ainda a impugnar o fornecimento de oito autocarros elétricos ‘midi’ (nove metros de comprimento) e respetivas estações de carregamento, considerando que a sua proposta não devia ter sido excluída e que foi ilegal a adjudicação por 2,9 milhões de euros à concorrente Green Urban Mobility, representante da chinesa Zhongtong.

No arranque deste ano entra em vigor o novo contrato de serviço público, válido por uma década, no qual os municípios da região que são acionistas da STCP — Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Gondomar, Maia e Valongo – são obrigados a desembolsar, em conjunto, 344 milhões de euros à transportadora até 2034.

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