Tiago Farias: “As cidades têm um papel fundamental em termos de liderança e futuro da mobilidade”
O professor Tiago Farias é o convidado do segundo episódio ECO Auto. Destaca a sustentabilidade das nossas cidades, a importância dos transportes e a mudança de comportamentos.
Tiago Farias, professor do departamento de engenharia mecânica do Instituto Superior Técnico de Lisboa, é o segundo convidado do podcast ECO Auto. O antigo presidente do Metro, Carris e Transtejo partilhou a sua visão sobre o papel fundamental das cidades na mobilidade do futuro destacando os desafios das áreas metropolitanas onde se concentra grande parte da população mundial “numa população mundial de 8 mil milhões, mais de 50% vive em áreas metropolitanas e até 2050 vamos ter um acréscimo de mais de 2 mil milhões de habitantes nessas áreas“.
O impacto das novas tecnologias obriga a alterações no planeamento das cidades e a novas formas de mobilidade sustentável que irão determinar mudanças de comportamento que considera inevitável “a mudança deve ser liderada por quem decide nas cidades e deve oferecer elevada qualidade de acesso, maior proximidade, melhor conectividade e um sistema de mobilidade mais integrado, eficiente e sustentável,” diz.
![](https://ecoonline.s3.amazonaws.com/uploads/2025/02/eco-auto_800x450-1.png)
Tiago Farias aponta ainda a necessidade de reduzir o transporte individual para atingir os objetivos da sustentabilidade ambiental. “Na área metropolitana de Lisboa cerca de 60% das viagens pendulares são em transporte individual, no Porto são 70% e há regiões em Portugal com números ainda superiores”, refere.
O professor considera difícil prever o futuro da mobilidade urbana, mas destaca os drivers principais da mudança que passarão pela conectividade, veículos autónomos, serviços mais partilhados e maior eletrificação.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Tiago Farias: “As cidades têm um papel fundamental em termos de liderança e futuro da mobilidade”
{{ noCommentsLabel }}