O mercado dos cosméticos ultrapassará os 750 mil milhões de euros em menos de dez anos
66% dos consumidores consideram estes produtos essenciais, de acordo com o Global Beauty Report 2024 da GXO.
Até 2032, prevê-se que o mercado dos cosméticos duplique o seu valor para 758 mil milhões de euros. Dois terços dos inquiridos para o “Global Beauty Report 2024” realizado pelo operador logístico GXO afirmam que estes produtos são essenciais ou muito importantes para eles e um terço salienta que a sua rotina de beleza contribui para o seu bem-estar geral. Além disso, 66% afirmam que a utilização de produtos de beleza é relaxante e terapêutica.
O desafio para as empresas consiste em garantir a rapidez e a sustentabilidade, mantendo a eficiência das cadeias de abastecimento. Para muitas empresas de cosméticos, encontrar um parceiro logístico e tecnológico de referência tem sido o primeiro passo para enfrentar este desafio. Nesta linha, os operadores logísticos como a GXO oferecem soluções logísticas avançadas que permitem aos retalhistas e às marcas gerir os seus stocks e adaptar-se à evolução da procura.
Na procura constante do produto mais adequado e da moda, as redes sociais tornaram-se o principal canal de descoberta de tendências e 70% destas compras de produtos da moda provêm de um ou mais canais digitais. No caso da Geração Z, este valor sobe para 90%. Assim, as marcas são capazes de oferecer os produtos certos de acordo com as últimas tendências, tornando a agilidade e a adaptação das operações da cadeia de abastecimento fundamentais para obter uma vantagem sobre os concorrentes e satisfazer as expectativas dos utilizadores.
Entre as tendências mais proeminentes do ano estão a maquilhagem sem maquilhagem – um look natural – seguida por 35% dos inquiridos e o minimalismo e a beleza limpa – centrada em fórmulas sem ingredientes tóxicos – com 30%.
A digitalização do abastecimento de produtos e a sucessão contínua de tendências contrasta com os hábitos de compra. Apesar das tendências, tanto em linha como fora de linha, os consumidores dão prioridade ao preço e à qualidade em detrimento da quantidade, e estão cada vez mais informados e conscientes. De facto, 64% consideram que o preço e a qualidade são cruciais na escolha dos produtos de cuidados da pele, 57% na compra de maquilhagem e outros 64% nos produtos para o cabelo. Nesta linha, os inquiridos consomem em média quatro produtos de beleza e 58% deles são de gama média ou de luxo.
Quanto ao local de compra, a loja física continua a ser a mais escolhida para a beleza, com 72% e 76% dos consumidores para a maquilhagem. No entanto, o comércio eletrónico está a ganhar terreno e é preferido por quase metade dos utilizadores (47%) que responderam à análise realizada pela GXO.
Relativamente às compras na era digital, a empresa de logística salienta que envios rápidos e eficientes com devoluções simplificadas contribuem para a fidelização dos clientes. Por isso, estão a incorporar inovações tecnológicas baseadas na automatização de tarefas, na robotização e na utilização de RFID, o que simplifica muito a gestão e a rastreabilidade do stock e a preparação das encomendas. A nível global, está também a implementar melhorias baseadas na gestão de dados e na IA para controlar mais eficazmente o lançamento e a preparação das encomendas, facilitando o cumprimento dos prazos de entrega.
PERSONALIZAÇÃO
A personalização está a redefinir a indústria, permitindo mudanças em tudo, desde a embalagem aos ingredientes. De tal forma que 39% dos consumidores esperam recomendações personalizadas no ponto de compra e 28% procuram opções totalmente personalizadas com base nas suas necessidades específicas. Este facto desencadeou a necessidade de testadores virtuais, assistentes ou demonstrações em tempo real. De facto, a hiperpersonalização, que utiliza a inteligência artificial (IA) e a análise de dados para proporcionar experiências de compra únicas, é uma tendência crescente, de acordo com os especialistas da GXO.
Assim, as marcas que optaram por esta estratégia conseguiram fazer da experiência de compra um fator de fidelização dos clientes. Quanto melhor a marca se relaciona com o consumidor durante e após a compra – tanto na loja como fora dela – mais afinidade é criada.
Além disso, garantir a disponibilidade do produto no momento e no local certos, face a picos de procura inesperados, ou com o lançamento de uma campanha, juntamente com experiências de desembalagem envolventes, é fundamental para reforçar a relação com o cliente e melhorar a perceção da marca.
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