Ranking 2024: Fidelidade reforça quota em ano de sucesso das seguradoras Vida
Foi um ano bom para todas as seguradoras mas 2024 trouxe animação aos seguros de Vida. O ranking anual premiou as companhias que venderam mais PPR e produtos de capitalização.
As companhias que exploram o ramo Vida foram as que mais cresceram em 2024, segundo dados agora divulgados pela APS – Associação Portuguesa de Seguradores. Para um mercado total que cresceu 22% em relação a 2023, a posição relativa dos quatro primeiros grupos manteve-se, embora com ligeiras mexidas nas quotas de mercado.
O crescimento deveu-se ao ramo Vida que voltou a ganhar investidores e subiu 35% para quase 6,9 mil milhões de euros. Já os ramos Não Vida subiram para quase 6,5 mil milhões de euros, uma variação positiva de 10,4% muito acima da adição da taxa de inflação e do crescimento real do PIB no ano de 2024. Em conjunto emitiram-se de prémios de 14,6 mil milhões de euros, mais 2,6 mil milhões de euros em relação ao ano anterior.
Em 2024, foram 63 as seguradoras de direito português e sucursais de companhias de estrangeiras a fazer seguros em Portugal, mais duas do que um ano antes. Estas são agrupáveis – pelo ECOseguros – em 37 grupos empresariais que podem deter apenas uma companhia.
Como alterações, registe-se que a Liberty passou a designar-se Generali Seguros y Reaseguros, uma sucursal da companhia espanhola da seguradora italiana que no ano passado passou a deter os negócios da seguradora americana Liberty na Europa. As duas novas companhias que entraram no mercado foram a alemã HDI, do grupo Talanx e a MPS – Mutua Portuguesa de Saúde que já emitiram os seus primeiros prémios no final do ano.
O grupo Fidelidade reforçou a sua quota de mercado de liderança para 30,6%, devido à companhia principal, crescendo quase 23% enquanto a Generali , ainda bastante especializada nos ramos Não Vida, manteve o 3º lugar.
Mantendo o segundo lugar no ranking, o Grupo Ageas Portugal obteve uma subida significativa de 29,4% essencialmente devido à subida da Ocidental Vida que cresceu 59% com a sua ligação ao Millennium bcp.
A Allianz está no 4º lugar do ranking com um crescimento de 17,1% no ano passado, enquanto a BPI Vida e Pensões, representante portuguesa da líder espanhola VidaCaixa, subiu ao 5º lugar com um aumento de vendas de 63% em 2024. O grupo Santander, embora ultrapassado em prémios emitidos pelo BPI VeP subiu um lugar devido a um crescimento provocado mais pelas companhias que detém em parceria com a holandesa Aegon, que pela seguradora principal do grupo.
A Zurich baixou ao 7º lugar, com uma subida de 9% no seu segmento Não Vida, mas com crescimento menor nos seguros de vida. A GamaLife, cresceu 44% e ganhou um lugar no ranking à Lusitania que passou de 8º para 10º lugar.
Isto porque surgiu em 9º lugar do ranking a Mapfre depois de uma subida de 46% em um ano. Em destaque esteve a mais que duplicação para 265 milhões de euros apenas do negócio do Bankinter Vida, cujos seguros são explorados pela Mapfre.
Real Vida entra no TOP 10 das seguradoras
Ao 11º lugar entre os grupos subiu a Real Vida, a companhia portuguesa quase duplicou os seus negócios para 365 milhões de euros e enquanto companhia individual subiu do 14º para o 10º, enquanto as seguradoras do Crédito Agrícola perderam uma posição como grupo, estando agora no 12º. A CA Vida perdeu quase 20% de faturação em relação a um ano antes, mas mesmo a CA Seguros estagnou, o que permitiu à Caravela, que cresceu 17% apenas com negócio Não Vida, subir à 16ª posição no ranking geral.
Houve uma troca entre o grupo Victoria, que subiu 7,8% em prémios e UNA, que cresceu 3,1%.
Nas restantes posições destaque para o crescimento de 25% na Planicare que ganhou três posições enquanto grupo e para a RNA que aumentou as suas vendas em 45%.
Entre as seguradoras especializadas em crédito a Allianz Trade (ex-COSEC) faturou 46 milhões de euros, um crescimento de 4%; seguiu-se a Crédit y Cáución com 19 milhões de euros, a Coface com 12,6 milhões de euros e a CESCE com 11 milhões. A Azuaga, especializada em seguros de caução, cresceu prémios em 6% para 21,3 milhões de euros.
Veja o ranking por grupos seguradores:
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ranking 2024: Fidelidade reforça quota em ano de sucesso das seguradoras Vida
{{ noCommentsLabel }}