Diversificação de portefólio empurra rating da HDI para “AA-“

  • ECO Seguros
  • 12 Fevereiro 2025

A diversificação da carteira ajudou a HDI a estar menos vulnerável às mudanças das condições económicas globais, permitindo ter uma "capacidade muito forte para cumprir os compromissos financeiros".

A agência de notação financeira S&P Global Ratings subiu o rating do Grupo Talanx e da sua seguradora corporate & speciality, HDI Global SE, de “A+” (forte) para “AA-” (muito forte) com perspetiva estável.

Edgar Puls, CEO da HDI Global: “A atualização da nossa notação de crédito é uma prova da nossa resiliência financeira, permitindo-nos continuar a ser um Parceiro de Transformação fiável e de confiança para os nossos clientes a longo prazo”.

Por ratings entende-se a avaliação que a agência atribui à capacidade das empresas em pagar as dívidas nos tempos acordados.

Assim sendo, o grupo de serviços financeiros e a seguradora deixaram de ser avaliadas como sendo “suscetíveis às condições económicas e mudanças de circunstâncias” apesar da forte capacidade para alcançar os seus compromissos financeiros. Agora, a agência subiu-lhes o rating por considerar que têm uma “capacidade muito forte para cumprir os compromissos financeiros”.

A S&P Global Ratings justifica a atualização em alta da HDI com o seu reforço consistente nas demonstrações financeiras, assim como pela diversificação contínua dos fluxos de receitas entre as linhas de negócio e regiões a nível do grupo.

“Com esta decisão, a S&P reconheceu explicitamente o forte desenvolvimento da HDI Global SE no seio do Grupo Talanx, atuando como um forte interveniente nas áreas de Corporate & Specialty.”, indica a seguradora em comunicado.

“A atualização da nossa notação de crédito é uma prova da nossa resiliência financeira, permitindo-nos continuar a ser um Parceiro de Transformação fiável e de confiança para os nossos clientes a longo prazo. Estamos orgulhosos deste reconhecimento e de fazer parte de um grupo tão forte”, afirmou Edgar Puls, CEO da HDI Global.

A HDI Global SE reforçou no ano passado sua presença em Portugal com a abertura de uma sucursal em Lisboa. Esta iniciativa marca um passo significativo, já que a empresa atuava no país há mais de 20 anos sob o regime de livre prestação de serviços. Pela primeira vez a empresa entrou no ranking da produção dos prémios brutos das seguradoras de 2024, com uma produção de 5 milhões de euros, embora só tenha iniciado atividade no último trimestre do ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Diversificação de portefólio empurra rating da HDI para “AA-“

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião