Ferramenta que calcula exposição dos bens a riscos climáticos em consulta pública

  • ECO Seguros
  • 17 Fevereiro 2025

A EIOPA quer facilitar o acesso a ferramenta que calcula o risco climático dos bens imóveis dos cidadãos europeus e que lhes indique medidas de prevenção e mitigação dos riscos.

A Autoridade Europeia dos Seguros e Pensões Complementares de Reforma (EIOPA) lançou para consulta pública, até 28 de fevereiro, a iniciativa de criar uma ferramenta para todos os cidadãos europeus poderem conhecer a exposições dos seus bens imóveis a riscos climáticos.

Segundo avança a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), a iniciativa centra-se nos riscos mais comuns e potencialmente mais devastadores como o risco sísmico, incêndios florestais, inundações decorrentes da subida do nível dos rios, inundações costeiras e ações dos ventos.

A ferramenta calcularia a exposição ao risco com base na localização do imóvel através da atribuição de pontuação aos riscos.

Além de mostrar aos utilizadores os riscos climáticos que enfrentam, também aconselharia na adoção de medidas de prevenção e mitigação e sensibilizaria para a necessidade de consultar atentamente os termos da apólice de seguros, com especial atenção para as exclusões dos contratos.

A EIOPA visa com esta ferramenta ajudar “os cidadãos a compreender melhor em que medida os seus bens imóveis estão sujeitos a riscos de catástrofes naturais, quais os benefícios de uma cobertura de seguro adequada e quais as medidas de prevenção que podem tomar de forma a reduzir possíveis perdas (antes, durante e após a ocorrência do evento de catástrofe natural)”. O regulador defende que a literacia para os seguros é uma das formas de reduzir as lacunas de proteção.

Pode submeter comentários nesta consulta pública aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ferramenta que calcula exposição dos bens a riscos climáticos em consulta pública

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião