Jerónimo Martins entra na Eslováquia com a Biedronka a 5 de março

A entrada da Biedronka na Eslováquia é o primeiro passo de internacionalização dado pela insígnia polaca Biedronka, que tem sido o motor do crescimento das vendas do grupo Jerónimo Martins.

O grupo Jerónimo Martins, que fechou o ano passado com vendas de 33,5 mil milhões de euros, vai abrir a primeira loja da Biedronka na Eslováquia no dia 5 de março, confirmou ao ECO fonte oficial da retalhista portuguesa.

A entrada da Biedronka na Eslováquia, que foi inicialmente noticiado pela imprensa local, é o primeiro passo de internacionalização com a marca de retalho alimentar polaca do grupo Jerónimo Martins, que detém os supermercados Pingo Doce.

A intenção de avançar para a Eslováquia com a Biedronka já tinha sido noticiada em 2023, sendo que grupo da família Soares dos Santos pretendia abrir a primeira loja na Eslováquia até ao final do ano passado, mas acabou por adiar esta inauguração para o primeiro trimestre de 2025.

O grupo está atualmente presente em três países: Portugal, com marcas como o Pingo Doce e o Recheio; na Polónia com a Biedronka e a Hebe (saúde e beleza); e na Colômbia, com as lojas Ara. Além da Eslováquia, já foi também referida a possibilidade de entrar na Roménia, mas, para já, essa hipótese ainda não está à vista.

As vendas da Jerónimo Martins cresceram 9,3% em 2024, atingindo 33,5 mil milhões de euros. O grande motor de crescimento do grupo Jerónimo Martins continua a ser a Biedronka. A insígnia polaca faturou o equivalente a 23,6 mil milhões de euros no ano passado, uma subida de 9,6% em termos homólogos, passando a pesar 70,4% no volume de negócios global da companhia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Jerónimo Martins entra na Eslováquia com a Biedronka a 5 de março

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião