Venda de Seguros janeiro: Saúde abranda, Capitalização acelera

  • ECO Seguros
  • 19 Fevereiro 2025

Os produtos Vida Capitalização continuam a puxar o mercado segurador, enquanto o ramo saúde já não cresce tanto. Seguros de automóvel e acidentes de trabalho estão muito acima da inflação.

A produção ou venda de seguros em Portugal manteve um ritmo elevado de crescimento no primeiro mês deste ano, revelam dados agora divulgados pela Associação Portuguesa de Seguradores (APS). Os valores são apresentados à taxa nominal de crescimento, mas a associação aponta uma taxa de inflação homóloga de 2,55%, traduzindo-se num crescimento real em quase todas as linhas de negócios.

No total, a venda de seguros aumentou 25% relativamente a janeiro de 2023, com uma subida de 7,9% nos seguros Não Vida e de 61,8% nos seguros de Vida.

Os produtos de capitalização continuam a ser estrela, subindo 134% em relação a janeiro do ano passado, significando uma venda de mais 230 milhões de euros para atingir 402 milhões de euros no total.

Também os PPR registam subida positiva de 33,8% com os bancos a colocarem 90% deste valor junto dos seus clientes. Os seguros de risco puro, mais ligados a crédito à habitação e consumo, subiram 3,7%.

Nos ramos Não Vida a surpresa foi de um abrandamento do crescimento dos seguros de saúde, ainda assim com mais 8%, enquanto Acidentes de Trabalho subiu 9%. Quase a mesma taxa de crescimento obtiveram os ramos automóvel (8,9%), enquanto Multirriscos habitação cresceu 8,2%.

Ainda no total de vendas em janeiro – que atingiu os 1.768 milhões de euros – os bancos comercializaram cerca de 75% do seguros de Vida, mas apenas 10% nos ramos Não Vida. Os outros canais de distribuição, onde predominam os agentes e corretores de seguros, realizaram 90% das vendas de seguros gerais e apenas 25% das vendas do ramo Vida.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Venda de Seguros janeiro: Saúde abranda, Capitalização acelera

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião