EDP Renováveis regista prejuízo de 556 milhões em 2024
A EDP Renováveis registou um prejuízo de 556 milhões em 2024, que compara com o lucro de 309 milhões de euros obtidos no ano anterior.
A EDP Renováveis registou um prejuízo de 556 milhões em 2024, que compara com o lucro de 309 milhões de euros obtidos no ano anterior, informou a empresa através de um comunicado publicado na página da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
O resultado líquido foi impactado por um total, ao nível de itens não recorrentes, de 777 milhões de euros, explicados por imparidades relacionadas com os projetos na Colômbia e nos Estados Unidos.
Neste último território, a Ocean Winds (detida em partes iguais pela EDPR e Engie) registou uma imparidade de 133 milhões de euros, ao nível da EDPR, no seu negócio offshore, “devido à incerteza atual em torno dos projetos offshore nos EUA após as ordens executivas presidenciais emitidas em 20 de janeiro”, escreve a empresa, no comunicado.
Em paralelo, os resultados foram impactados pela já conhecida decisão de não prosseguir com os investimentos restantes necessários para construir os projetos eólicos de 0,5 GW na Colômbia, com um impacto total de 590 milhões de euros, entre imparidades, provisões para garantias ainda a serem incorridas e impostos.
Os analistas antecipavam lucros de 188,5 milhões de euros, de acordo com a Reuters, que comparam com os prejuízos divulgados. Já o resultado líquido recorrente em 2024, excluindo estes efeitos não recorrentes, cifrou-se em 221 milhões de euros, que comparam com os 513 milhões do ano anterior, uma queda de 57%. O EBITDA da empresa decresceu 16%, de 1,8 mil milhões de euros em 2023 para os 1,5 mil milhões de euros em 2024.
O investimento bruto totalizou 4,1 mil milhões de euros em 2024, com mais de 80% do seu Capex investido na Europa e América do Norte. Em paralelo, a dívida líquida disparou 184%, de 867 milhões de euros para os 2,4 mil milhões de euros.
A EDP, a empresa-mãe da EDP Renováveis, apresentará os seus resultados anuais ao mercado esta quinta-feira, 27 de fevereiro.
(Notícia em atualizada pela última vez às 17h08)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EDP Renováveis regista prejuízo de 556 milhões em 2024
{{ noCommentsLabel }}