“Querer não é poder” e brincar às lojas. As dicas do guião de literacia financeira para crianças

O Governo, supervisores e associações do setor financeiro lançaram um guião para os jardins de infância com dicas e ideias de projetos a implementar nas salas da pré-escolar.

Ensinar as crianças da pré-escolar o significado de um banco, as funções das notas e moedas e que existem meios de pagamento eletrónicos pode ser um desafio complexo para pais e encarregados de educação, mas também para os próprios educadores das escolas.

A pensar nisso, o Governo, supervisores e associações do setor financeiro lançaram um guião para os jardins de infância com dicas e ideias de projetos a implementar nas salas.

O roteiro tem quatro áreas-chave: planeamento e gestão do orçamento (necessidades e desejos; despesas e rendimentos), produtos financeiros básicos (meios de pagamento), poupança (objetivos de poupança) e ética (ética e cidadania).

Como tal, apresenta casos práticos de iniciativas que se mostraram bem-sucedidas nalgumas escolas, entre as quais idas ao teatro ou construir dinheiro em barro.

Como ensinar finanças pessoais a crianças dos 3 anos até ao ensino básico?

  • Levar as crianças a perceberem que nem tudo o que se deseja se pode adquirir;
  • Proporcionar oportunidades para que as crianças ajam e reflitam de modo a compreenderem que é necessário planear o que é mesmo essencial e o que não é prioritário, priorizando escolhas;
  • Criar moedas e notas de euro para, em situações de jogo dramático, simular situações de compra e venda e apoiar a contagem e as trocas de moeda em situações lúdicas;
  • Em casos reais, como num supermercado, chamar a atenção para os preços afixados, comparação de custos, troco a receber, etc;
  • Criar oportunidades para que compreendam o que é um banco e quais as suas funções;
  • Atirar moedas ao chão para ver se se partem;
  • Ir às bibliotecas e ao Museu do Dinheiro;
  • Brincar às lojas e fazer um “Multibanco”;
  • Ensinar que é possível pagar por meios eletrónicos, mas esse “dinheiro digital” não é infinito e vem de uma conta bancária;
  • Explicar que não se pode gastar mais do que se tem e consegue-se ajudar os outros com o nosso dinheiro.

O Guião para a Educação Financeira na Educação Pré-escolar é o mais recente recurso do Plano Nacional de Formação Financeira e destina-se a apoiar os educadores de infância na abordagem aos temas da literacia financeira junto de crianças do ensino pré-escolar.

Segundo os autores, este é um processo que prepara as crianças e os jovens “para serem consumidores esclarecidos (ou seja, que compreendem conceitos e mecanismos financeiros básicos)” e para terem atitudes e comportamentos financeiros adequados, que lhes permitam tomar decisões adequadas ao nível da gestão do dinheiro durante toda a vida.

O documento, elaborado com base nos princípios e fundamentos das Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar (OCEPE) sobre os quais se regem os currículos no jardim de infância, apresenta estratégias que o educador pode utilizar para trabalhar os temas de literacia financeira com crianças através de exemplos concretos que podem ser utilizados nas salas dos jardins de infância portugueses.

O guião divulgado pelo Banco de Portugal surge de uma parceria entre o Ministério da Educação, Ciência e Inovação, através da Direção-Geral da Educação, os supervisores financeiros e quatro associações do setor (Associação Portuguesa de Bancos, Associação Portuguesa de Seguradores, Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios e Associação de Instituições de Crédito Especializado).

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