Conheça as escolas reconhecidas pelo ensino de literacia financeira
A 13.ª edição do concurso contou com 72 candidaturas aos “Prémios Escola”, envolvendo mais de 14.400 alunos de 119 escolas de Portugal Continental e da Região Autónoma dos Açores.
O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros e o Ministério da Educação, Ciência e Inovação anunciaram os vencedores da 13.ª edição do Concurso Todos Contam. O anúncio ocorreu na sessão solene da Semana da Formação Financeira 2025, realizada na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, em Lisboa.

Na categoria “Prémios Escola”, que distingue os melhores projetos de educação financeira a implementar no ano letivo 2024/2025, foram premiadas várias instituições de ensino. Na educação pré-escolar, venceu o Agrupamento de Escolas de Silves – Jardim de Infância n.º 1 e Jardim de Infância n.º 2 de Silves, em Faro. No 1.º ciclo do ensino básico, o prémio foi atribuído ao Centro de Educação e Desenvolvimento Nossa Senhora da Conceição – Casa Pia de Lisboa. No 2.º ciclo do ensino básico, foi distinguido o Agrupamento de Escolas do Cadaval, em Lisboa, incluindo o Jardim de Infância do Cadaval, Jardim de Infância de Figueiros, Jardim de Infância do Painho, Escola Básica N.º 1 do Cadaval, Escola Básica N.º 1 da Murteira e Escola Básica e Secundária do Cadaval. No 3.º ciclo do ensino básico, o Agrupamento de Escolas Figueira Mar, em Coimbra, foi o vencedor, com a EB1 do Castelo, EB1 do Serrado, EB1 de Vila Verde, Escola Básica Infante D. Pedro e Escola Secundária Dr. Bernardino Machado. No ensino secundário, a Escola Profissional de Aveiro recebeu o prémio. O Prémio de Continuidade foi atribuído ao Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, em Viseu, reconhecendo várias escolas da região.
Foram ainda atribuídas menções honrosas a várias instituições. Na educação pré-escolar, o Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, em Coimbra, foi distinguido com os jardins de infância de Eiras e Loreto. No 1.º ciclo do ensino básico, o Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova, também em Coimbra, foi premiado com a Escola Básica n.º 1 de Condeixa-a-Nova. No 2.º ciclo do ensino básico, o Centro de Educação e Desenvolvimento D. Maria Pia – Casa Pia de Lisboa recebeu a menção honrosa. No 3.º ciclo do ensino básico, o Agrupamento de Escolas n.º 1 de Gondomar foi reconhecido, com a Escola Secundária de Gondomar e a Escola Básica de Jovim e Foz do Sousa, no Porto. No ensino secundário, o Agrupamento de Escolas de Sampaio, em Setúbal, recebeu a distinção para a Escola Secundária de Sampaio, Escola Básica da Cotovia, Escola Básica de Sampaio e Escola Básica do Zambujal. O Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira, em Aveiro, também foi reconhecido com uma menção honrosa para a Escola Secundária Dr. Manuel Laranjeira.
O Concurso Todos Contam atribuiu ainda o “Prémio Professor(a)” a Nélia Gomes, docente do Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho – Escola Básica da Guarda, no Porto, pelo destaque na implementação de projetos de educação financeira em anos anteriores.
A 13.ª edição do concurso contou com 72 candidaturas aos “Prémios Escola”, envolvendo mais de 14.400 alunos de 119 escolas de Portugal Continental e da Região Autónoma dos Açores. Foram submetidas oito candidaturas para a educação pré-escolar, 14 para o 1.º ciclo do ensino básico, nove para o 2.º ciclo, 13 para o 3.º ciclo e 28 para o ensino secundário. Quatro docentes candidataram-se ao “Prémio Professor(a)”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Conheça as escolas reconhecidas pelo ensino de literacia financeira
{{ noCommentsLabel }}