Conheça as escolas reconhecidas pelo ensino de literacia financeira

  • ECO Seguros
  • 24 Março 2025

A 13.ª edição do concurso contou com 72 candidaturas aos “Prémios Escola”, envolvendo mais de 14.400 alunos de 119 escolas de Portugal Continental e da Região Autónoma dos Açores.

O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros e o Ministério da Educação, Ciência e Inovação anunciaram os vencedores da 13.ª edição do Concurso Todos Contam. O anúncio ocorreu na sessão solene da Semana da Formação Financeira 2025, realizada na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, em Lisboa.

A docente do Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho – Escola Básica da Guarda, no Porto, Noélia Gomes, foi distinguida com o “Prémio Professor(a)”, pelo destaque na implementação de projetos de educação financeira em anos anteriores. À direita está Fernando Alexandre, ministro da Educação, Ciência e Inovação, que marcou presença na sessão solene da Semana da Formação Financeira 2025.CMVM

Na categoria “Prémios Escola”, que distingue os melhores projetos de educação financeira a implementar no ano letivo 2024/2025, foram premiadas várias instituições de ensino. Na educação pré-escolar, venceu o Agrupamento de Escolas de Silves – Jardim de Infância n.º 1 e Jardim de Infância n.º 2 de Silves, em Faro. No 1.º ciclo do ensino básico, o prémio foi atribuído ao Centro de Educação e Desenvolvimento Nossa Senhora da Conceição – Casa Pia de Lisboa. No 2.º ciclo do ensino básico, foi distinguido o Agrupamento de Escolas do Cadaval, em Lisboa, incluindo o Jardim de Infância do Cadaval, Jardim de Infância de Figueiros, Jardim de Infância do Painho, Escola Básica N.º 1 do Cadaval, Escola Básica N.º 1 da Murteira e Escola Básica e Secundária do Cadaval. No 3.º ciclo do ensino básico, o Agrupamento de Escolas Figueira Mar, em Coimbra, foi o vencedor, com a EB1 do Castelo, EB1 do Serrado, EB1 de Vila Verde, Escola Básica Infante D. Pedro e Escola Secundária Dr. Bernardino Machado. No ensino secundário, a Escola Profissional de Aveiro recebeu o prémio. O Prémio de Continuidade foi atribuído ao Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, em Viseu, reconhecendo várias escolas da região.

Foram ainda atribuídas menções honrosas a várias instituições. Na educação pré-escolar, o Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, em Coimbra, foi distinguido com os jardins de infância de Eiras e Loreto. No 1.º ciclo do ensino básico, o Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova, também em Coimbra, foi premiado com a Escola Básica n.º 1 de Condeixa-a-Nova. No 2.º ciclo do ensino básico, o Centro de Educação e Desenvolvimento D. Maria Pia – Casa Pia de Lisboa recebeu a menção honrosa. No 3.º ciclo do ensino básico, o Agrupamento de Escolas n.º 1 de Gondomar foi reconhecido, com a Escola Secundária de Gondomar e a Escola Básica de Jovim e Foz do Sousa, no Porto. No ensino secundário, o Agrupamento de Escolas de Sampaio, em Setúbal, recebeu a distinção para a Escola Secundária de Sampaio, Escola Básica da Cotovia, Escola Básica de Sampaio e Escola Básica do Zambujal. O Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira, em Aveiro, também foi reconhecido com uma menção honrosa para a Escola Secundária Dr. Manuel Laranjeira.

O Concurso Todos Contam atribuiu ainda o “Prémio Professor(a)” a Nélia Gomes, docente do Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho – Escola Básica da Guarda, no Porto, pelo destaque na implementação de projetos de educação financeira em anos anteriores.

A 13.ª edição do concurso contou com 72 candidaturas aos “Prémios Escola”, envolvendo mais de 14.400 alunos de 119 escolas de Portugal Continental e da Região Autónoma dos Açores. Foram submetidas oito candidaturas para a educação pré-escolar, 14 para o 1.º ciclo do ensino básico, nove para o 2.º ciclo, 13 para o 3.º ciclo e 28 para o ensino secundário. Quatro docentes candidataram-se ao “Prémio Professor(a)”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Conheça as escolas reconhecidas pelo ensino de literacia financeira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião