Lagarde: “Prontidão e agilidade” vão determinar decisões do BCE numa altura de “incerteza excecional”

Christine Lagarde sublinhou que, mais do que nunca, o BCE terá de depender de dados para navegar neste momento de extrema incerteza causada pela guerra comercial.

Num momento de “incerteza excecional” para as perspetivas económicas, provocada pela guerra comercial lançada pelos Estados Unidos, o Banco Central Europeu estará especialmente dependente de dados fiáveis, numa postura que será determinada pela prontidão e pela agilidade, afirmou esta quinta-feira a presidente da instituição, Christine Lagarde.

“As perspetivas económicas estão ensombradas por incerteza excecional“, afirmou Lagarde numa conferência de imprensa depois de o banco central ter cortado as taxas de juro em 25 pontos base pela sexta reunião seguida.

Em relação às tarifas aduaneiras impostas pela Administração Trump, Lagarde afirmou que o BCE sabe que se trata de um choque negativo na procura: “Podemos prever que terá algum impacto no crescimento, mas o impacto líquido na inflação só se tornará mais claro com o passar do tempo.”

Questionada repetidamente pelos jornalistas sobre a estratégia do banco central da Zona Euro durante esse período, Lagarde evitou dar pistas concretas. “Não vou comentar a direção da viagem, vou comentar o destino, que — como sabem — é o nosso objetivo de 2%”, respondeu a uma das perguntas.

A presidente do BCE reconheceu que a sua constante referência à dependência dos dados para o BCE tomar decisões “pode ser irritante” para alguns, mas sublinhou que, “mais do que nunca, agora temos de ser dependentes dos dados e temos de confiar em dados seguros e fiáveis”.

“Vamos estar particularmente atentos a tudo isso neste momento, e vamos decidir reunião a reunião, o que é certo é o destino”, adiantou.

Com esses dados na mão, a posição do BCE terá de ser determinada por dois atributos fundamentais, explicou a francesa. “E o primeiro é a prontidão, temos de estar atentos a todos os desenvolvimentos e, em particular, ao desenvolvimento desses novos choques e ser capaz de tomar as decisões adequadas”, disse. “Este é o primeiro. O segundo é a agilidade.”

Lagarde confirmou que o corte de 25 pontos base, que levou a taxa de facilidade de depósito para 2,25%, o nível mais baixo desde fevereiro de 2023, foi unânime no Conselho.

“Foram debatidas opções, mas não houve ninguém que defendesse um corte de 50 pontos base, por exemplo, pelo que 25 pontos base foi definitivamente o corte de taxas com o qual todos na sala concordaram”, sublinhou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lagarde: “Prontidão e agilidade” vão determinar decisões do BCE numa altura de “incerteza excecional”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião