Exclusivo Espanhola Adapta Capital compra posição maioritária na portuguesa Irmarfer

Empresa de Freamunde, especializada em palcos e tendas para eventos como a F1 e fatura 25 milhões ao ano, recebeu um investimento da private equity madrilena.

O grupo de Paços de Ferreira que constrói palcos e tendas para eventos como o Rock in Rio e a Fórmula 1 tem um novo acionista maioritário, a sociedade de private equity espanhola Adapta Capital. Os investidores da firma com sede em Madrid compraram uma participação superior a 50% na Irmarfer, especializada em engenharia, fabrico e instalação de estruturas temporárias.

O objetivo da Adapta Capital é consolidar a posição de liderança da Irmarfer em Espanha – um dos seus principais mercados – e acelerar o crescimento internacional, onde se tem destacado em feiras e exposições empresariais, no entretenimento e também na construção de hangares e armazéns temporários para o setor automóvel.

Tal como aconteceu aquando da entrada da Crest Capital Partners na estrutura acionista da Irmarfer, a gestão mantém-se nas mãos do atual líder da empresa, Afonso Barros. “Com o apoio da Adapta Capital, o nosso principal objetivo este ano é avançar na internacionalização do grupo Irmarfer, reforçando sobretudo a nossa presença no mercado espanhol”, afirmou o CEO, em comunicado enviado ao ECO.

“Ao mesmo tempo, começaremos a comercializar os nossos produtos em novos países para escalar o nosso crescimento”, explicou, adiantando que a empresa vai utilizar esta nova capacidade de investimento para fazer aquisições, desenvolver mais produtos nesta indústria das estruturas e procurar outras geografias para trabalhar, além dos atuais 15 países, entre os quais Estados Unidos, Austrália, África do Sul ou Arábia Saudita.

“A incorporação da Adapta Capital como parceira permitirá ao grupo Irmarfer expandir a sua oferta de produtos, impulsionar o seu crescimento através da aquisição de outras empresas concorrentes e explorar novas oportunidades noutros mercados internacionais”, lê-se na mesma nota.

A transação foi assessorada pela sociedade de advogados Pérez-Llorca e a consultora EY do lado do comprador, enquanto a CMS apoiou os vendedores – o fundo português Crest e a família fundadora – e a Morais Leitão esteve ao lado das instituições financeiras.

Empresa de Freamunde emprega 250 pessoas

Sediada na cidade nortenha de Freamunde, em Paços de Ferreira, desde 1998, a Irmarfer foi criada – como o próprio nome indica – por cinco irmãos de apelido Ferreira e tem uma faturação anual de cerca de 25 milhões de euros.

Atualmente, emprega 250 trabalhadores, exporta aproximadamente metade da sua produção e tem palcos, tendas e/ou outras estruturas temporárias em eventos internacionais como F1, Jogos Olímpicos, Rock in Rio, Louis Vuitton America’s Cup, Starlite, Copa Davis, Super Bowl e Liga dos Campeões.

A Irmarfer reconhece que o ponto de inflexão na empresa foi a instalação da maioria das infraestruturas necessárias para a organização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.

A Adapta Capital investe em empresas na Península Ibérica e tem no portefólio os centros de estética Elha Laser Center e a fabricante de portas Proma.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanhola Adapta Capital compra posição maioritária na portuguesa Irmarfer

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião