Sondagem: AD e liberais juntos estão mais perto da maioria absoluta
Aliança Democrática (34,8%) à frente do PS, agora com uma vantagem de sete pontos percentuais. Somando a IL à coligação, superam em oito décimas a cifra que deu a maioria absoluta a António Costa.
A mais recente sondagem da Pitagórica para o Jornal de Notícias, a TSF e a TVI/CNN coloca a AD – Aliança Democrática (34,8%) à frente do PS (28,1%), agora com uma vantagem de sete pontos percentuais. Somando as intenções de voto na Iniciativa Liberal (7,4%) às da coligação que junta o PSD e o CDS-PP, o resultado supera em oito décimas o que permitiu a António Costa conquistar a maioria absoluta em 2022.
Por outro lado, o Chega estagnou nos 15,2% e continua a ser o partido que mais perde face às eleições legislativas realizadas no ano passado. Já entre os partidos de esquerda é projetado o crescimento do Livre (4,4%) e da CDU (4,1%), enquanto o BE, com uma intenção de voto de 1,9%, arrisca perder relevância na próxima legislatura. O PAN (0,6%) pode perder a representação parlamentar. Ainda assim, apesar de ter baixado para 15,4%, o número de indecisos ainda é elevado a poucas semanas da ida às urnas.
O debate mais importante destas eleições legislativas antecipadas, agendada para 18 de maio, acontece esta segunda-feira, a partir das 21 horas e será transmitido em simultâneo pela RTP, SIC e TVI. É a segunda vez que Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos se enfrentam nas televisões, embora as circunstâncias sejam diferentes do debate que aconteceu há pouco mais de um ano, já que Montenegro passou a ser primeiro-ministro e o PS está agora na oposição.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Sondagem: AD e liberais juntos estão mais perto da maioria absoluta
{{ noCommentsLabel }}