Trump recusa reduzir tarifas antes de negociações com Pequim
Questionado se estaria aberto a reduzir as tarifas em vésperas da reunião entre EUA e China, na Suíça, Donald Trump respondeu com um rotundo "não",
O Presidente norte-americano, Donald Trump, negou esta quarta-feira uma redução das tarifas comerciais de 145% impostas à China como forma de facilitar as negociações de um acordo com Pequim, antes do começo do diálogo das duas partes na Suíça.
Questionado se estaria aberto a reduzir as tarifas em vésperas da reunião, Trump respondeu com um rotundo “não”, durante uma cerimónia para a imprensa na Sala Oval da Casa Branca de juramento do novo embaixador norte-americano em Pequim, David Perdue. “Precisam de impedir a entrada de fentanil [nos Estados unidos]. Essa seria uma condição muito importante”, justificou Trump, referindo-se às exigências que Washington fará no fim de semana em Genebra para um futuro acordo.
Trump negou a afirmação de Pequim de que o início do diálogo em Genebra será realizado a pedido dos EUA. “Disseram que fomos nós que iniciámos [a reaproximação]? Bem, acho que deviam recuar e dar uma vista de olhos aos seus ficheiros”, declarou.
O secretário do Tesouro norte-americano e o vice-primeiro-ministro chinês He Lifeng vão reunir-se na Suíça nos próximos dias, anunciaram na terça-feira ambas as partes, na sequência da imposição recíproca de elevadas tarifas aduaneiras.
“Espero discussões produtivas que visem reequilibrar o sistema económico internacional para melhor servir os interesses dos Estados Unidos”, disse o secretário de Estado norte-americano, Scott Bessent, numa declaração antes da sua viagem.
Desde que Donald Trump iniciou a sua guerra comercial, no início de abril, os Estados Unidos impuseram tarifas de 145% sobre os produtos chineses, e o gigante asiático respondeu com taxas até 125% sobre as importações norte-americanas.
A China anunciou na semana passada que estava a avaliar uma proposta apresentada pelos Estados Unidos para iniciar negociações sobre as tarifas impostas pelos dois países aos seus produtos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Trump recusa reduzir tarifas antes de negociações com Pequim
{{ noCommentsLabel }}