EDPR com impacto quase “imaterial” das tarifas de Trump e considera Ocean Winds “estratégica”
A maioria do equipamento que a EDP precisa para os projetos nos Estados Unidos já se encontra neste território ou está isento de tarifas.
O CEO da EDP Renováveis (EDPR), Miguel Stilwell, afirma que as tarifas lançadas pela administração norte-americana sobre as importações deverão ter um impacto “relativamente imaterial” nas receitas da empresa, que tem os Estados Unidos como um dos principais mercados.
Numa chamada com os analistas, no rescaldo da apresentação dos resultados da cotada, o líder da EDP explicou que, tendo em conta problemas ao nível da cadeia de abastecimento que se verificaram anteriormente, a empresa priorizou equipamentos fabricados nos Estados Unidos, num esforço de aumentar a resiliência. De momento, a maioria do equipamento que a EDP precisa para os projetos nos Estados Unidos já se encontra neste território ou está isento de tarifas.
“Isto ajuda-nos realmente a mitigar os riscos associados às tarifas sobre as importações“, salientou, para depois acrescentar: “Estimamos que as tarifas tenham um impacto relativamente imaterial nas nossas receitas e capacidade instalada“, tendo em conta uma análise “detalhada” feita pela EDPR.
Neste sentido, considera que “foi muito importante” a restruturação que a empresa operou na cadeia de abastecimento há cerca de dois anos.
Em relação ao pacote de financiamento para projetos verdes que foi lançado por Joe Biden (o IRA – Inflation Reduction Act) e colocado em suspenso por Donald Trump, o líder da EDP e EDPR indica que a empresa se protegeu com a assinatura de acordos e que, agora, na negociação de Contratos de Aquisição de Energia (PPA, na sigla em inglês), a EDPR está a incluir cláusulas que a protegem tanto de mudanças em relação ao IRA como de potenciais impactos das tarifas.
Além disso, Stilwell reafirma que está a notar “uma procura crescente” por eletricidade nos Estados Unidos, o que requer uma aceleração no desenvolvimento de energias renováveis, já que “são a única tecnologia capaz de dar resposta” a esta exigência atempadamente.
A EDP Renováveis aponta a Europa e os EUA como os seus dois principais mercados, já que no conjunto representam 85% da capacidade instalada, sendo que os Estados Unidos são mesmo a maior fatia: 51%.
Na apresentação dos resultados relativos a 2024, a EDP Renováveis desceu a prejuízos – 556 milhões – prejudicada tanto por um projeto falhado na Colômbia como por uma imparidade de 133 milhões de euros registada ao nível da Ocean Winds, “devido à incerteza atual em torno dos projetos offshore nos EUA após as ordens executivas presidenciais emitidas em 20 de janeiro”, lia-se no comunicado de então.
Na sequência, foi noticiado que a EDPR estaria a considerar vender a sua participação nesta empresa, que detém em partes iguais com a Engie. No entanto, nesta chamada com os analistas, Stilwell veio assegurar: “Consideramos a nossa participação na Ocean Winds estratégica“, com a ressalva de que a empresa tem de ser “muito disciplinada” nos investimentos nesta tecnologia, e “tem sido”.
Rotação de ativos assegurada. EBITDA nos 1,9 mil milhões
De acordo com a apresentação feita pela administração, a EDP Renováveis espera ter novas transações, no âmbito da rotação de ativos, assinadas antes do verão, que representam receitas no valor de mil milhões de euros. Na segunda metade do ano, o objetivo é chegar a receitas de 2 mil milhões de euros, o que se traduzirá em ganhos de 100 milhões de euros.
(Notícia em atualização)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EDPR com impacto quase “imaterial” das tarifas de Trump e considera Ocean Winds “estratégica”
{{ noCommentsLabel }}