Luz Saúde congela dividendo à espera de novo investidor

Grupo de saúde detido pela Fidelidade obteve lucros de 38,5 milhões de euros e vai congelar dividendo para financiar expansão da atividade. Espera encontrar novo investidor até ao verão.

A Luz Saúde voltou a congelar o dividendo à espera do novo investidor, que deverá chegar no verão. Apesar de o resultado ter acelerado 24% no ano passado, o grupo hospitalar liderado por Isabel Vaz decidiu não distribuir qualquer dinheiro pelo acionista. Ao invés, vai reter os lucros de 38,5 milhões de euros para investir no “ambicioso projeto de expansão” do negócio.

A decisão – que vai a votos na assembleia geral de 26 de maio e segue a política dos últimos anos — surge numa altura em que a Fidelidade se encaminha para a reta final do processo de venda de parte do capital da Luz Saúde. É expectável que a operação seja concretizada durante o próximo verão e traga um novo parceiro para acelerar a atividade de um dos maiores grupos de hospitais privados do país.

A seguradora detida pelos chineses da Fosun — que não comenta o processo — está disposta a vender 40% do capital da Luz Saúde, procurando uma avaliação superior a mil milhões de euros para o grupo hospitalar.

De acordo com o que avançou o site Mergermarket no início do mês, vários grupos se perfilam nesta corrida, incluindo fundos de private equity como a CVC, KKR, Ardian, Macquarie, Advent e EQT Future e grupos de saúde como a PureHealth e Rede D’Or. O assessor Natixis já recebeu as propostas não vinculativas.

A Luz Saúde conta com 14 hospitais privados e 15 clínicas, tem mais de 1.100 camas de internamento e 56 blocos operatórios e emprega mais de 14 mil trabalhadores.

No ano passado, a faturação do grupo subiu 10%, atingindo os 733 milhões de euros, refletindo o aumento do volume de atos médicos, em especial nas unidades onde o grupo investiu nos últimos anos, e também a atualização dos preços dos serviços médicos prestados.

Investimento supera 80 milhões

Ao reter os resultados, o conselho de administração considera que pode “desse modo afetar-se os fundos disponíveis à concretização da estratégia projetada”.

A Luz Saúde quer continuar a crescer com um novo investidor, mas nem por isso tem parado os investimentos. No ano passado diz ter investido mais de 80 milhões de euros em ativos fixos, tendo privilegiado a expansão da sua rede de unidades de saúde, que contou com um investimento de 25,8 milhões.

O grupo destaca a abertura da clínica de saúde do Carreira, no Funchal, Madeira, no ano passado, enquanto também aposta na expansão das unidades que tem em Leiria, Figueira da Foz, Vila Franca de Xira, Aveiro, Torres de Lisboa e Ribatejo e também na digitalização das operações do grupo (oito milhões de euros).

Para lá do mercado nacional, a Luz Saúde diz que “continuará a analisar oportunidades de crescimento noutros mercados” ao longo deste ano.

Isabel Vaz, CEO da Luz Saúde

IPO falhado custou 900 mil euros

Há um ano, a Fidelidade tentou uma oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) da Luz Saúde, mas o negócio acabou por cair por terra no momento da decisão devido a “condições de mercado adversas” que não permitiu satisfazer as condições de preço que a seguradora pedia.

A operação – que iria levar a Luz Saúde de novo para a bolsa – teve um impacto negativo de 900 mil euros nas contas do grupo hospital no ano passado, revela no relatório e contas, embora sem detalhar os custos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Luz Saúde congela dividendo à espera de novo investidor

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião