Portugal tem das taxas mais altas de desemprego de longa duração
Taxa de desemprego de longa duração fixou-se em 2,4% em 2024 em Portugal, acima da média comunitária de 1,9% e uma das cinco mais altas do bloco comunitário.
A taxa de desemprego de longa duração registada em Portugal voltou a recuar em 2024, mas manteve-se acima da média comunitária e ficou no top cinco das mais altas da União Europeia. Os dados foram divulgados esta sexta-feira pelo Eurostat, que indica que foi na Grécia que se observou a taxa de desemprego de longa duração mais grave.
“Em 2024, a taxa de desemprego na União Europeia caiu para 6,9%, o valor mais baixo desde o início da série estatística, em 2009. A taxa de desemprego de longa duração, como percentagem da força de trabalho, fixou-se em 1,9% em 2024, também o nível mais baixo da atual série estatística”, informa o gabinete de estatísticas, num destaque publicado esta manhã.
Entre os países que compõem o bloco comunitária, a Grécia destaca-se enquanto Estado-membro com a taxa de desemprego de longa duração mais elevada: 5,4%. Segue-se Espanha (3,8%), a Eslováquia (3,5%), Itália (3,3%) e, logo depois, Portugal (2,4%).
É de notar, ainda assim, que a taxa de desemprego de longa duração recuou em Portugal, no último ano. Em causa está uma descida de 0,1 pontos percentuais. Importa realçar também que, numa década, este foi o segundo registo mais baixo em Portugal, atrás somente do ano de 2020 (2,3%).
Por outro lado, os Países Baixos destacam-se como o país da União Europeia com a taxa de desemprego de longa duração mais baixa: 0,5%. Na base dessa tabela, estão também Malta (0,7%), a Chéquia, a Dinamarca e a Polónia (todos com taxas de 0,8%).
Em contraste com a quebra do desemprego global e até do desemprego de longa duração, a taxa de desemprego jovem (15 a 24 anos) aumentou 0,4 pontos percentuais entre 2023 e 2024, para 14,9%.
“Noutras faixas etárias, as taxas de desemprego foram bastante inferiores em 2024 e até decresceram face ao ano anterior”, assinala o Eurostat. Por exemplo, entre as pessoas com 25 a 54 anos, a taxa de desemprego foi de 5,4%, 0,1 pontos percentuais abaixo do registado em 2023.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal tem das taxas mais altas de desemprego de longa duração
{{ noCommentsLabel }}