MNE iraniano considera o ataque de Israel “uma declaração de guerra”

  • Lusa
  • 13 Junho 2025

O ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano reafirma o direito do Irão à autodefesa que responderá "com firmeza e de forma proporcional" ao ataque israelita.

O ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano considerou o ataque de Israel na madrugada desta sexta-feirauma declaração de guerra contra a República Islâmica do Irão” por parte do “regime mais terrorista do mundo”, que já ultrapassou “todas as linhas vermelhas”.

“Estas ações coordenadas equivalem a uma declaração de guerra contra a República Islâmica do Irão e fazem parte de um padrão de comportamento ilegal e desestabilizador por parte de Israel na região, que representa uma grave ameaça à paz e à segurança internacionais”, afirmou Abbas Araqchi, num comunicado sobre as ações de Israel.

Araqchi advertiu que o Irão reafirma o seu direito inerente à autodefesa e responderá “com firmeza e de forma proporcional” ao ataque israelita.

O exército israelita atacou esta sexta-feira de madrugada cerca de 100 alvos no Irão, incluindo altos comandos militares e cientistas nucleares, mas também instalações sensíveis como a principal central de enriquecimento de urânio em Natanz, no meio da controvérsia sobre o programa nuclear iraniano.

Este “ato de agressão ilegal e hostil”, segundo Araqchi, “deliberadamente e de forma imprudente, agrava uma crise que viola de forma flagrante a Carta das Nações Unidas e as normas mais fundamentais do direito internacional”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

MNE iraniano considera o ataque de Israel “uma declaração de guerra”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião