BRANDS' ECOSEGUROS O papel dos mediadores face ao crescente número de reclamações enfrentadas pelos administradores e diretores
Aumento das reclamações expõe administradores e diretores a riscos de cariz legal e financeiro, reforçando a importância do seguro D&O para proteger patrimónios e garantir continuidade das empresas.
Nos últimos anos, temos assistido a uma tendência crescente e, sobretudo, alarmante no que respeita à frequência das reclamações e ao seu impacto na atividade económica. Este fenómeno não é surpreendente se considerarmos que as responsabilidades dos diretores e administradores não só se multiplicaram, como também se diversificaram, aumentando exponencialmente o risco de consequências legais e financeiras graves. De facto, segundo o whitepaper O custo real de criar a sua própria empresa, desenvolvido pela Hiscox Ibéria, mais de metade dos profissionais visados por reclamações de terceiros admite já ter enfrentado ações judiciais. Este dado sublinha a necessidade de dispor de uma proteção adequada que permita aos empresários salvaguardar o seu património pessoal.
No entanto, o setor segurador enfrenta o desafio de se adaptar a uma procura crescente por soluções cada vez mais sofisticadas, que não só respondam às necessidades tradicionais, mas que também estejam preparadas para dar resposta a novos desafios emergentes, como as novas regulamentações, a inflação, as ciberameaças, os conflitos geopolíticos, a sustentabilidade ou o bem-estar no trabalho. Neste contexto, o seguro de Responsabilidade Civil para Administradores e Diretores (D&O) — que protege os membros da direção e administradores contra reclamações e ações judiciais decorrentes do exercício das suas funções — tem evoluído de forma significativa, ampliando os seus limites e abrangendo novas coberturas, ainda que exija uma abordagem técnica especializada e rigorosa.

É precisamente aqui que entram em jogo os mediadores de seguros, que atuam como agentes de ligação entre as seguradoras e as empresas, funcionando como os olhos e os ouvidos do setor. A sua proximidade aos clientes permite-lhes oferecer um aconselhamento personalizado e adaptado às características específicas de cada empresa – essencial para contratar uma apólice D&O capaz de cobrir eficazmente os riscos inerentes à atividade de gestão, que vão desde erros ou omissões na gestão até ações judiciais por incumprimentos regulamentares.
Por outro lado, apesar de as PME enfrentarem riscos semelhantes aos das grandes empresas, a probabilidade de sofrerem reclamações tende a ser maior. Isto deve-se à falta de protocolos formais e de ferramentas eficazes de gestão de riscos nas PME, que muitas vezes têm a perceção errada de que, por serem pequenas, estão menos vulneráveis a este tipo de riscos. E é precisamente aqui que reside outro aspeto crucial do trabalho dos mediadores, que devem continuar o seu trabalho de sensibilização dos empresários, independentemente do tamanho da empresa.
É importante destacar o empenho da Hiscox para facilitar este tipo de cobertura às PME e startups, que historicamente têm sido deixadas de fora devido aos seus recursos limitados e à dificuldade em competir com as grandes corporações. A simplificação e redução dos processos de subscrição, bem como a cotação automática através da plataforma digital MyHiscox, representam avanços significativos nesta área, facilitando também o trabalho dos mediadores de seguros.
No fundo, o seguro D&O, longe de ser um mero produto comercial e estratégico, possui um importante valor social, pois garante que as empresas possam operar e prosperar com tranquilidade no mercado atual. Para isso, a estreita colaboração entre seguradoras e mediadores é fundamental, garantindo a melhor proteção possível aos diretores e administradores.
Diogo Ogando, Key Accounts Underwriter Hiscox.
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