Imobiliária d’Os Mosqueteiros muda sociedade e escolhe Lynx para gerir fundos
Alcapredial, braço imobiliário da dona do Intermarché em Portugal, concluiu o processo de conversão em Sociedade de Investimento Coletivo, que será gerida em exclusivo pela Lynx Asset Managers.
A Alcapredial, braço imobiliário do Grupo Mosqueteiros em Portugal, anunciou esta terça-feira que concluiu o seu processo de conversão em Sociedade de Investimento Coletivo (SIC), um género de organismo de investimento imobiliário que pode ter autogestão (pelos órgãos sociais) e um enquadramento fiscal considerado favorável pelo mercado.
A mudança surge no âmbito da compra de uma participação de 49% pela LeadCrest Capital Partners, noticiada em primeira mão pelo ECO, e pretende reforçar a governação institucional da Alcapredial através de uma gestão “mais profissional” dos seus ativos imobiliários, que estão ao serviço das marcas Intermarché, Bricomarché e Roady no mercado nacional.
A operação foi avaliada em cerca de 500 milhões de euros em dezembro de 2024. O portefólio atual da Alcapredial integra mais de 260 ativos comerciais, entre os quais se incluem supermercados, lojas de bricolage e centros auto, distribuídos por 18 distritos portugueses. Estes ativos representam mais de dois terços da presença imobiliária do Grupo Mosqueteiros em Portugal.
Em simultâneo, a Lynx Asset Managers, sociedade gestora de Organismos de Investimento Coletivo (OIC), assumiu a gestão exclusiva da SIC, após validação da Autoridade da Concorrência. António Aranha, administrador da Lynx, garantiu que a empresa pôs todo o “empenho, conhecimento, dedicação e experiência” nesta parceria com o Grupo Mosqueteiros e a LeadCrest. “Refletem os valores fundamentais da nossa empresa”, assinalou o gestor, citado em comunicado de imprensa.
Segundo o responsável por Investimentos no sul da Europa da LeadCrest Capital Partners, a “conversão do portefólio da Alcapredial em SIC, assim como a nomeação da Lynx Asset Managers como futura parceira na gestão dos ativos, representa um marco importante”. Diego Vidal Ponte diz que permite dar continuidade e dinâmica à próxima fase deste “percurso conjunto”.
“A sua experiência financeira no mercado português e o compromisso assumido com o grupo são fundamentais para a expansão da nossa rede em Portugal. A Lynx revela-se um parceiro estratégico, totalmente alinhado com os nossos valores e com as nossas ambições”, referem Pedro Subtil, presidente do conselho de administração da ITMP Portugal, e Romain Bedu, chairman da Immo Mousquetaires.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Imobiliária d’Os Mosqueteiros muda sociedade e escolhe Lynx para gerir fundos
{{ noCommentsLabel }}