Governo antecipa apoios às empresas para mitigar impacto das tarifas dos EUA

O Ministério da Economia antecipou o calendário dos avisos para ações coletivas de internacionalização, com abertura já a 31 de julho, revela em comunicado.

O Governo vai antecipar medidas de apoio às empresas para mitigar o impacto das tarifas de 15% sobre os produtos portugueses, à entrada do mercado norte-americano, após o acordo comercial entre os EUA e a União Europeia (UE). “Antecipámos o calendário dos avisos para ações coletivas de internacionalização, com abertura já a 31 de julho”, revelou esta segunda-feira o Ministério da Economia e da Coesão Territorial, em comunicado enviado às redações.

“Estamos a reforçar o caminho que iniciámos, com uma visão clara: levar as exportações de bens e serviços a representar mais de 50% do PIB até 2029. Trata-se de consolidar a trajetória de crescimento, com foco na competitividade e na presença internacional das nossas empresas”, lê-se na mesma nota.

Em jeito de balanço, a tutela, liderada por Manuel Castro Almeida refere que as linhas de crédito do Banco Português de Investimento abrangem agora 16.500 candidaturas num valor total de 4,5 mil milhões de euros. “No âmbito das linhas BPF INVEST EU, foram recebidas 14 mil candidaturas, totalizando 3,2 mil milhões de euros, dos quais 2,5 mil milhões foram já aprovados e 1,6 mil milhões pagos às empresas”, indicou.

“Foi também lançada a linha BPF Investe Export PT, dedicada às PME exportadoras, que conta já com 2.600 candidaturas, no valor de 1.300 milhões de euros. Deste montante, 600 milhões já foram aprovados”, segundo o mesmo comunicado.

Para além disso, e “no quadro do novo Programa de Incentivos PT2030, foi já lançada uma linha de subvenções não reembolsáveis para apoio à internacionalização, direcionada a projetos conjuntos, promovendo uma abordagem colaborativa nos mercados externos”, acrescentou.

Para o Ministério da Economia, “o entendimento alcançado entre a União Europeia e os Estados Unidos da América representa um passo essencial para a previsibilidade e estabilidade de que as nossas empresas precisam”.

“Num momento marcado por tensões e incerteza no comércio internacional, evitámos a escalada de medidas protecionistas, garantindo condições mais claras para a atuação das nossas empresas exportadoras. Ainda assim, nada substitui a liberdade de comércio. É precisamente por isso que Portugal manterá uma postura ativa na promoção da eliminação gradual de tarifas e outras barreiras ao comércio“, lê-se na mesma nota.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo antecipa apoios às empresas para mitigar impacto das tarifas dos EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião