Itália multa chinesa Shein por induzir clientes em erro quanto ao impacto ambiental dos produtos
Investigação concluiu que alegações de sustentabilidade ambiental e responsabilidade social promovidas no site da Shein eram "por vezes vagas, genéricas e/ou excessivamente enfáticas”.
A autoridade da Concorrência de Itália (AGCM) anunciou esta segunda-feira uma multa de 1 milhão de euros à plataforma chinesa de comércio eletrónico Shein por induzir os clientes em erro quanto ao impacto ambiental dos seus produtos.
A multa foi imposta à Infinite Styles Services CO. Limited, uma empresa sediada em Dublin que opera o site da Shein na Europa. Isto na sequência de uma investigação sobre greenwashing que a autoridade italiana tinha iniciado em setembro do ano passado.
A AGCM afirma que as alegações de sustentabilidade ambiental e responsabilidade social promovidas no site da Shein “eram por vezes vagas, genéricas e/ou excessivamente enfáticas e, noutros casos, omissas e enganosas”.
A autoridade italiana afirmou também que a sua avaliação foi influenciada por um “aumento do dever de cuidado” que recai sobre a Shein “porque opera num setor altamente poluente e com métodos altamente poluentes” de fast fashion.
Quando a investigação foi lançada no ano passado, a empresa afirmou estar “pronta para cooperar abertamente com as autoridades italianas relevantes, fornecendo o apoio e as informações necessárias para responder a quaisquer perguntas”.
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