Número de idosos a receberem CSI sobe quase 58% face a 2024
São já mais 83.348 pessoas a receber Complemento Solidário para Idosos (CSI), o que deverá exigir um novo reforço de verbas para esta medida no Orçamento do Estado para 2026.
O número de beneficiários do Complemento Solidário para Idosos (CSI) continua a crescer de forma exponencial, principalmente graças à subida dos valores de referência e à retirada do rendimento dos filhos para o cálculo do acesso à pensão. Segundo o Público, 228.827 pessoas recebiam esta prestação social em julho, mais 83.348 do que no mesmo mês do ano passado, um aumento de 57,3%.
Perante este crescimento, deverá ser necessário um novo reforço de verbas no Orçamento do Estado (OE) para 2026 para esta medida, que, neste momento, alcança todos os que tenham rendimentos mensais inferiores a 630,67 euros. Quem beneficia do CSI tem também acesso a medicação gratuita, desde que prescrita por um médico.
No OE para 2025, a verba consignada para este complemento situou-se nos 406,8 milhões de euros, 3,3% acima da previsão de execução para 2024, que foi de 393,7 milhões de euros, quando tinham sido consignados 287,3 milhões de euros para esse ano.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Número de idosos a receberem CSI sobe quase 58% face a 2024
{{ noCommentsLabel }}