Nova SBE vai distribuir 836 bolsas no novo ano letivo

  • Joana Abrantes Gomes
  • 25 Agosto 2025

Campus de Carcavelos vai receber cerca de 2.000 novos alunos de mestrado e de mobilidade internacional, num total de 65 nacionalidades diferentes. Crescimento é de 20% face a 2024/2025.

A Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (Nova SBE) vai distribuir mais de 800 bolsas pelos seus estudantes de licenciatura, mestrado doutoramento e mestrados executivos, anunciou esta segunda-feira a escola liderada por Pedro Oliveira.

“Fruto do contínuo investimento da escola e dos seus parceiros para garantir que qualquer aluno com capacidade académica não seja limitado por restrições financeiras, o programa de bolsas da Nova SBE vai garantir que, este ano, sejam distribuídas e aplicadas 836 bolsas“, informa a Nova SBE, numa nota enviada às redações.

De acordo com o mesmo comunicado, para o ano letivo que está prestes a começar, esta faculdade recebeu mais cerca 20% de candidaturas do que no ano passado. E, destes novos alunos, quase dois mil (incluindo os de mobilidade internacional) são oriundos de 65 países diferentes, sendo Portugal, Alemanha, Itália, Áustria e França os mais representados.

Entre os alunos estrangeiros que se candidataram à Nova SBE, destacam-se os aumentos nas admissões de alunos franceses e noruegueses (+76%) e italianos (+69%), mas é também de realçar o crescimento da procura por parte de alunos dos EUA (+31%) e do Reino Unido (+28%), “potencialmente representando os efeitos das políticas nacionais adotadas nestes países, mas também resultantes da aposta na escola na diversificação das suas políticas de angariação de novos alunos de outras geografias dentro e fora da União Europeia”.

Dos quase 2.000 novos alunos que foram admitidos para o ano letivo 2025/2026, a grande maioria chega para os programas de Gestão, que incluem o Mestrado Internacional em Gestão — classificado como o 8.º melhor do mundo pelo Financial Times. O pódio fica completo com as admissões nos programas de Finanças — que têm o 7.º melhor Mestrado em Finanças do Mundo, segundo o jornal britânico –, e o Mestrado em Business Analytics.

“Os números deste ano, tanto de novos alunos como da variedade de nacionalidades dos mesmos, comprovam o crescimento inegável da nossa escola no panorama educativo internacional, seja pelo nosso posicionamento nos rankings mundiais, seja pela experiência inigualável que a Nova SBE propõe a quem vem para cá estudar”, afirma o dean Pedro Oliveira, citado na mesma nota.

O diretor da Nova SBE acrescenta ainda que a atual posição de destaque no panorama internacional permite “atrair talento internacional e continuar a posicionar Portugal enquanto destino educativo de excelência”, contribuindo para que o país “possa ser, cada vez mais, visto como um polo de conhecimento e inovação e onde vale a pena investir para a criação de projetos de um futuro mais inclusivo, talentoso e sustentável”.

A semana de receção aos novos alunos de mestrado da Nova SBE, conhecida como “Nova SBE Discovery Week”, arranca na quarta-feira, dia 27 de agosto, marcando o começo do novo ano letivo com uma semana preenchida de atividades e iniciativas destinadas à integração na comunidade da escola.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nova SBE vai distribuir 836 bolsas no novo ano letivo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião