Presidente da Autoridade Bancária Europeia demite-se e deixa cargo em janeiro
O espanhol José Manuel Campa apresentou a sua demissão do regulador europeu. Deixa cargo a 31 de janeiro. EBA diz que está a tomar as medidas para assegurar uma transição tranquila.
O espanhol José Manuel Campa apresentou a demissão da liderança da Autoridade Bancária Europeia (EBA, na sigla em inglês) e abandonará o cargo no próximo dia 31 de janeiro, avança a agência Bloomberg.
As razões para a sua saída não são conhecidas, com a autoridade a adiantar apenas que “está a tomar todas as medidas adequadas para garantir uma transição fluida até à nomeação do novo presidente”.
José Manuel Campa foi nomeado pela primeira vez presidente da EBA em 2019 para cumprir um mandato até 2024, ano em que renovou o seu vínculo por mais cinco anos (até maio de 2029).
A EBA tem a sua sede em Paris e está responsável pela coordenação da regulação dos bancos a nível europeu, desempenhando um papel relevante na condução dos testes de stress da banca, que avaliam a resistência do setor para fazer face a uma crise.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Presidente da Autoridade Bancária Europeia demite-se e deixa cargo em janeiro
{{ noCommentsLabel }}