Presidente da Autoridade Bancária Europeia demite-se e deixa cargo em janeiro

  • ECO
  • 12 Setembro 2025

O espanhol José Manuel Campa apresentou a sua demissão do regulador europeu. Deixa cargo a 31 de janeiro. EBA diz que está a tomar as medidas para assegurar uma transição tranquila.

O espanhol José Manuel Campa apresentou a demissão da liderança da Autoridade Bancária Europeia (EBA, na sigla em inglês) e abandonará o cargo no próximo dia 31 de janeiro, avança a agência Bloomberg.

As razões para a sua saída não são conhecidas, com a autoridade a adiantar apenas que “está a tomar todas as medidas adequadas para garantir uma transição fluida até à nomeação do novo presidente”.

José Manuel Campa foi nomeado pela primeira vez presidente da EBA em 2019 para cumprir um mandato até 2024, ano em que renovou o seu vínculo por mais cinco anos (até maio de 2029).

A EBA tem a sua sede em Paris e está responsável pela coordenação da regulação dos bancos a nível europeu, desempenhando um papel relevante na condução dos testes de stress da banca, que avaliam a resistência do setor para fazer face a uma crise.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidente da Autoridade Bancária Europeia demite-se e deixa cargo em janeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião