Antiga Solvay Portugal vai ocupar fábrica da falida Fusion Fuel em Benavente

Edifício que era ocupado pela falida Fusion Fuel foi comprado por um fundo da Corum em 2022, num investimento de 10 milhões de euros.

A HyChem – Química Sustentável, a antiga Solvay Portugal, vai ocupar o edifício industrial de hidrogénio verde em Benavente que antes era ocupado pela falida Fusion Fuel, que foi declarada insolvente em novembro do ano passado.

O edifício foi arrendado por um período de 20 anos pelo fundo Corum Eurion, gerido pela gestora francesa Corum, que tinha comprado o edifício em 2022, segundo adiantou a gestora em comunicado.

“Este imóvel, integrado no Parque Industrial de Vale Tripeiro, em Benavente, foi construído em 2004 e totalmente remodelado em 2022, tendo sido adquirido pelo Corum Eurion em 2022, num investimento de 10 milhões de euros“, detalha ainda.

A fábrica da Fusion Fuel, em Benavente, que começou a laborar em 2022 e foi oficialmente inaugurada por António Costa em 2023, foi declarada insolvente em novembro do ano passado. A falência da subsidiária portuguesa da empresa irlandesa (cotada em Wall Street) resultou da falha de um investimento de 33,5 milhões de dólares (cerca de 31 milhões de euros), que devia ter sido concretizado até ao fim de outubro de 2024.

A fábrica estava instalada no complexo de Benavente, no edifício detido pela Corum, que foi alvo de obras de remodelação realizadas entre 2021 e 2022 para transformar a “unidade industrial num edifício verde, com produção de energia renovável em regime de autoconsumo, bem como estações de carregamento de veículos elétricos, entre outras características que contribuem para o cumprimento dos critérios da ESG e tornaram possível a sua integração no fundo Corum Eurion, um fundo com certificação ESG”, conforme explica a gestora.

“Estamos muito satisfeitos com a ocupação deste imóvel com características muito diferenciadas porque se ajusta não apenas à estratégia ESG do fundo CORUM Eurion, mas também à HyChen, que tem vindo a apostar de forma muito consistente na transformação industrial e na descarbonização”, comenta Ricardo Quaresma, Senior Asset Manager da Corum para o Sul da Europa e Polónia, citado no comunicado.

Lançado em 2020, o fundo Corum Eurion, com certificação ESG, está presente em sete países da zona Euro, incluindo em Portugal.

A gestora francesa tem cerca de 7,5 mil milhões de euros sob gestão de mais de 130 mil clientes, gerindo fundos imobiliários e obrigações de alto rendimento. O Grupo conta com ativos em 17 países diferentes e sete escritórios, incluindo Lisboa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Antiga Solvay Portugal vai ocupar fábrica da falida Fusion Fuel em Benavente

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião